RECURSOS DE BUSCA NA INTERNET

Os buscadores de maior popularidade são o Google, Yahoo! e MSN Search,este último da Microsoft. Eles se destacam por agregar algoritmos debusca eficientes, oferecer bases diferenciadas para buscas mais específicas, e outras funções. Os três possuem uma base de dados dedicada à indexação de imagens. Tomando o Google como exemplo: ele possui uma base de dados apenas de documentos acadêmicos(papers,teses etc.), o Google Scholar. Ele implementa um algoritmo muito eficiente, e foi o pioneiro no conceito de Page Ranking , que ordena os resultados com base no número de referências a cada resultado em outras páginas da WWW. Recentemente fechou um acordo com algumas das maiores bibliotecas do mundo para digitalizar  o conteúdo de mais de 16 milhões de livros, com o intuito de permitir que grande parte deles possa ser consultada via internet.

Em caráter experimental, a Microsoft já colocou no ar um programa de busca capaz de responder a perguntas objetivas do tipo "qual a capital do Brasil", "qual a maior montanha do mundo" e resolver equações matemáticas simples.Outra experiência em curso é a de um buscador interativo, que selecione as respostas de acordo com o interesse do usuário, expresso em consultas anteriores.

A busca a uma resposta na Internet varia em número, variedade e qualidade.Para ser efetuada com refinamento, em qualquer uma das ferramentas disponíveis, podem ser utilizados alguns recursos, tais como:

a)palavras, frases ou questões.

b)consulta a índices em listas de assuntos específicos ou categorias (que remetem a subcategorias) disponíveis na tela principal ("home page").

c)uso de expressões booleanas (and, or, not) para buscas avançadas.

d)uso de aspas (" ") na recuperação de frases ou expressões.

e)uso de asterisco (*) como truncamento de palavras (radicais).

f)diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas.

g)uso de sinais + (mais) e - (menos) para determinar a presença, ausência e/ou relevância de termos

Conheça os principais navegadores de internet, desde os primórdios do WorldWideWeb e Mosaic até o Chrome.

<http://www.estadao.com.br/especiais/as-janelas-para-a-rede,28391.htm#comentar>

https://youtu.be/80wh_-7c4TU History of Web Browsers

https://youtu.be/VANORrzKX50 Internet Browser Wars

GOOGLE, UM RANKING DE PROBABILIDADES

O Estadão (OESP.com.br), 15 DE Fevereiro de 2010, 21h07

Por Pedro Campos

Resolvi escrever este post depois de concluir um trabalho aqui no MBA sobre como funciona o modelo de rankeamento de páginas do Google (Alguns ainda acreditam em um modelo mais arcaico como o PomboRank). De forma geral as pessoas possuem uma vaga idéia, sabem do brilhantismo dos fundadores, mas nenhum detalhe adicional é comentado. Aqui vão alguns detalhes enriquecedores, vale a pena dar uma olhada na patente.

Basicamente o ranking do google oferece ao ?surfista? da internet a possibilidade de encontrar primeiro a página que ele teria a maior probabilidade de encontrar após infinitas horas de navegação. Embora seja fácil de entender é bem difícil de calcular! O modelo matemático por detrás da ideia é conhecido como MARKOV CHAINS. Trata-se de uma matrix, chamada de matrix de transporte onde cada linha representa a probabilidade de ir de cada uma das webpages para uma outra webpage.

Muito fácil por enquanto, né? Pois bem, para chegar ao rankeamento algumas barreiras precisaram ser superadas, como por exemplo: o que fazer quando uma página não tem nenhum link? Qual é a probabilidade de milhões de páginas? Bem, um pouco de pesquisa na internet pode providenciar detalhes técnicos sobre como fazer este novo mundo do Google possível.

Alguns dados curiosos. Em média uma webpage possuir entre 7 e 10 links, existem mais de 7 bilhões de links na internet. Cada vez que é calculado o ranking, chamado PageRank, demora dias de processamento com centenas de máquinas utilizadas. Páginas como portais possuem baixa relevância em virtude de alto número de links entrando e saindo.

Lembrem-se que a internet 3.0 está a caminho e o que vemos hoje no Google será tão obsoleto quanto as pesquisas do ultrapassado Altavista (para os mais velhos). No futuro as probabilidades não serão genéricas (para toda a web), mas serão probabilidades relacionadas a cada usuário, relacionadas ao real objetivo de busca, como se cada um tivesse uma internet própria e um buscador customizado para o que está acontecendo na vida dele naquele instante da busca. Fantástico.

 

FERRAMENTAS DO GOOGLE

 

O Google tem uma variedade de serviços e ferramentas além da sua busca básica pela web. Essa é uma lista das ferramentas e serviços mais divulgados oferecidos pelo Google:

 


Serviço

Sumário

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O Google Adsense ajuda você a gerar receita para seu site, com anúncios relevantes, ou seja, eles aparecem de acordo com o conteúdo que seu site oferece.

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Adwords (ou links patrocinados) é um serviço da Google que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos sites de busca, relacionados às palavras-chave que o internauta está procurando no motor de busca da página. É um modo rápido e simples de adquirir publicidade altamente segmentada, baseada no sistema de custo por clique (CPC) ou de custo por impressões (CPM), independentemente de qual seja o seu orçamento. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, assim como em sites de pesquisa e de conteúdo da crescente Rede do Google, que inclui AOL, EarthLink, HowStuffWorks e Blogger.

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Os Alertas do Google são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) com base nos termos ou tópicos que você definir.

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Google Analytics é um serviço do Google que mostra a percentagem de visitas por mês, o navegador dos visitantes, sistema operacional,a localização geográfica,etc.

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O Google Answers é um serviço oferecido pelo Google que permite aos usuários submeterem qualquer pergunta e obter a sua resposta, mediante o pagamento é 2,50 dólares a 200,50 dólares. A resposta para a pergunta submetida anteriormente é editada pela investigador perito e enviada ao usuário que a fez.

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O Google Base é um lugar onde você pode facilmente submeter todos os tipos de conteúdo, online ou offline que o Google o hospedará e fará pesquisável. Você pode descrever qualquer ítem que colocar com "atributos", que vão ajudar as pessoas a achá-lo quando pesquisarem no Google Base. De fato, baseado na relevância dos seus artigos, estes podem também ser incluídos no índice principal da busca do Google e em outros produtos do Google como Froogle, Google Base e Google Local.

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O Blog Search é um serviço do Google especializado para buscas em blogs. Os bots do Blog Search parecem ser mais rápidos do que o Googlebot padrão, pois atualizações feitas em blogs, muitas vezes se tornam disponíveis em poucas horas ao contrário das semanas levadas pelo Googlebot padrão.

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Serviço gratuito de marcação de páginas web incluindo facilidades para customização de homepages.

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Pesquise livros na íntegra para encontrar os que lhe interessam e saiba onde comprá-los ou pegá-los emprestados.

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Ferramenta para a criação e manutenção de blogs oferecida sem cobranças pelo Google.

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Browser Sync

Google Browser Sync é uma extensão para o navegador Mozilla Firefox para sincronizar suas configurações, tais como sites favoritos, históricos, cookies e senhas salvas, com outros computadores. Ele também permite restaurar abas abertas e janelas em diferentes máquinas ou sessões de navegação..

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Serviço de calendário similar aos oferecidos pelo Yahoo e MSN lançado em abril de 2006. Permite a armazenagem de informações que podem ser compartilhadas com o público em geral. Sua característica mais peculiar é a utilização de linguagem natural para processamento das informações.Também podem ser postados e recuperados mensagens  e convites para eventos . Exporta e importa dados para Apple iCal, Microsoft Office Outlook e Mozilla Sunbird.

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Permite a busca em cerca de 6.600 catálogos impressps escaneados pelo Google . Através do reconhecimento de caracteres os usuários podem realizar buscas em textos e navegar pelas páginas dos catálogos.

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Ferramenta que permite a compra de produtos através de links patrocinados sem prrencher dados de usuário. A ferramenta puxa todos os dados do usuário de um cadastro prévio no sistema do google checkout e na hora da compra o usuário precisa apenas preencher o login e a senha do seu e-mail para efetuar a compra.

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O Google Code Search é um serviço de busca, ainda em fase experimental, que Google lançou em Outubro de 2006. O serviço consiste em fazer buscas dos mais diversos tipos de códigos-fonte para programação, através da internet.

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Lançado em abril de 2000 este diretório representa um subconjunto dos links das bases de dados do Google arranjadas em categorias hierárquicas, como uma Páginas Amarelas avançada na web. Os websites nesta ferramenta são sorteados por PageRank.

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Lançado em marcho de 2006 este website oferece serviços com negócios de empresas, incluindo decisões financeiras e notícias de eventos em questão.

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Este serviço é uma ferramenta para consulta de preços em lojas online. Pode ser acessado via celular e outros aparelhos wireless que suportam WML (Wireless Markup  Language).

The Google Mail logo

É um serviço gratuito de webmail e POP atualmente em versão beta. Compete com o AIM Mail, Yahoo! Mail e Hotmail da Microsoft. Serviço oferecido através de convite de algúem já cadastrado, de um Blogger ou através do celular. Muitos acreditam que ele continuará a ser via convite para evitar SPAM.  O serviço se diferencia por oferecer 2.7 gigabytes de armazenagem, que deverá continuar a crescer até o limite dos servidores. Compatível com: Internet Explorer 5.5+, Mozilla Application Suite 1.4+, Firefox 0.8+, Safari 1.2.2+, Netscape 7.1+, ou Opera browser). Críticas ao serviço originam-se na política frágil de privacidade e incerteza quanto ao tempo que as informações são mantidas.

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Arquivo Usenet mantido pelo Google que arquiva listas de mailings. Facilita a criação de grupos e guia para tópicos favoritos.

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Serviço de buscas em imagens lançado em 2003. As palavras-chave para buscas de imagens baseiam-se no filename das mesmas. Marcas indicativas são superpostas aos ícones das imagens buscadas para facilitar a visualização.

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O Google Earth é um programa desenvolvido e distribuído pelo Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais ou como um visualizador de diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.

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Este serviço agraga diferentes tecnologias experimentais em desenvolvimento e em versão beta pelo Google .

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Serviço para busca online de mapas cobrindo os Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e Irlanda. Pode interagir com o Google Local para restringir buscas. O serviço apresenta mapas manuseáveis, um mecanismo de busca para locais, e sugestões de localização para endereços.Em 2005 foi adicionado um serviço de geração de imagens via satélite para expandir a cobertura inicial do serviço e abarcar o mundo todo. Em 2006 foran lançados versões para mapas da França, Alemanha, Itália e Espanha. Em Maio 2006 expandiu para Austrália e Nova Zelândia.

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Em março de 2006 foi lançado este serviço provendo imagens de Marte juntamente com o Google Maps, coincidindo com o aniversário do astrônomo Percival Lowell.

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Permite aos usuários buscar através de aparelhos wireless , celular e PDAs.

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Em julho de 2005, foram adicionadas imagens da NASA ao Google Maps.

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Serviço de compilação automática de notícias lançado em abril de 2002. Funciona com mais de 20 idiomas . Atualmente foram adicionados editores para finalizar a seleção automátaica das notícias. Lançamento da versão final em janeiro de 2006 e funciona integrado ao Google Search History.Notebook

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Lançado em maio de 2006 configura serviço gratuito para auxiliar na organização de pensamentos para pesquisas em andamento. O browser pessoal permite extrair trechos de textos, imagens e links enquanto se navega pela web, salvá-los no notebook que pode ser acessado de qualquer computador. Ferramenta interativa para salvar material de qualquer website visitado num outro endereço web (notebook) sem ter que sair do browser.

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Programa para criação e hospedagem de webpages . Pode ser utilizado por possuidores de GMail. Oferece 100MB de espaço de armazenagem e upload para arquigos htm e html e a url par membros é http://gmailusername.googlepages.com/

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Pagina personalizada

Serviço que permite customizar a homepage do Google agregando serviços internos e de parceiros como BBC, CNN entre outros.

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Busca personalizada

Utilizando-se do Google's Search History este serviço permite aos usuários criar um perfil baseados em buscas anteriormente realizadas e, destas forma, buscas futuras podem ser priorizadas de forma individual.

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Em novembro de 2004 foi lançado este serviço, um mecanismo de busca para indexar os textos completos de literatura científica através de diferentes formatos e áreas do conhecimento. Atualmente ele indexa , praticamente, todos os periódicos com peer-review disponíveis online, com exceção daqueles publicados pela Elsevier -  o maior editor de títulos científicos do planeta. Este serviço compara-se ao  Scopus da Elsevier e ao Web of Science da Thomson ISI, abarcando maior quantidade de fontes e linguagens.
Os resultados no Scholar são arranjados por relevância – que é baseada , grandemente, no número de citações conforme detalhado no paper  Digital Libraries and Autonomous Citation Indexing [5]. "Stand on the shoulders of giants" , ancorado na página inicial do serviço. Em princípios de 2005 o serviço incorporou uma nova possibilidade – Library Links – que permite direcionar resultados de buscas para bibliotecas de pesquisa cadastradas como usuários institucionais.

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Serviço pouco conhecido que permite manusear programas de imagens 3D gratuitamente, com características que somente são oferecidas por programas proprietários. Tutoriais em vídeo explicando a utulização da interface e a possibilidade de importar imagens do Google Earth para serem manipuladas também são ofertadas. Muito útil para a navegação em ambientes 3D e projetos de arquitetura.

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Serviço que permite manter informações sobre tópicos visitados por usuários ao longo de vários anos e, desta forma, verificar padrões de comportamento no ciberspace. Lançado em maio de 2006.

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Permite a qualquer pessoa fazer uploads de vídeo clips para servidores web Google, além de disponibilizar vídeos pessoais através da Google Video Store. OS usuários podem buscar e tocar vídeos diretamente do Google Vídeo, como também fazer download de arquivos de vídeo e, remotamente, colocar estes vídeos em suas webpages.

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Rede social de networking desenvolvida pela Google. O Brasil atualmente representa cerca de 70% dos participantes do serviço.

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O YouTube é um site na internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de doações e adquirido pelo Google em outubro de 2006.


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