Postagem realizada em: 24/08/2009 às 10:03:22 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Bruna Bacalgini
ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - AULA DIA 24/08 - MATUTINO.
Tópicos discutidos nessa aula e que considerei importante:
Diferência entre os modos de conhecer e saber:
Mito, senso comum, filosofia, arte e ciência.
Mito = deslocado da realidade, modo de ver a realidade ligado a magia, lendas, não está relacionado a ciência. Trabalha com mensagens que passam valores morais ou éticos.
Senso comum= conhecimentos que não são baseados em preceitos cientícos. Podem ser verdadeiros ou não.
Filosofia= Um modo de pensar sobre determinado assunto, atribuir um olhar sobre este assunto. Traz a reflexão, a crítica e o questionamento.
Arte = modo subjetivo de expressar uma experiência. Trabalha mais com a emoção do que a razão. Sendo que sensações e impressões influenciam fortemente na elaboração de uma obra/objeto.
Ciência= busca a objetividade ao se pesquisar e estudar um assunto. Segue uma metodologia. O pesquisador não deve ser subjetivo, procura estar distante do objeto pesquisado, evitando tecer discussões pessoais ou impressões. Possui um caráter provisório, teorias e pensamentos sempre podem ser contestados e possivelmente superados.
-----
O pensamento científico é movido por dúvidas e não certezas. Os processos desenvolvidos pela/na ciência são relevantes por permitir o "saber fazer", fornecer bases que o sujeito possa construir e modificar.Já os produtos são estudos/objetos finalizados que podem ser alterados com uma velocidade maior do que o processo, assim o sujeito preso ao produto terá maior dificuldades de se adaptar às mudanças do que aquele que está envolvido com processos.