Hoje vamos falar um pouco sobre os: recursos de busca; buscadores (search engines); google, "buscabilidade" (searchability); e a álgebra de boole.

Bem, de início tive problemas em encontrar algo sobre recursos de busca (o pouco que encontrei não achei muito interessante)

Encontrei um documento interessante  de duas bibliotecárias, Márcia Correa Bueno e Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti,com o título Ferramenta de Busca na Internet: Para quê, por quê e como utilizá-las. O link para o artigo é:

http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t100.doc 

Esse texto é bem interessante, pois fala não apenas das ferramentas de busca (dando contexto histórico) mas insere o universo das bibliotecas nesse assunto. Nele é dito que as origens das ferramentas de busca se deram em universidades americanas. Ele ainda traz explicações de como funcionam essas ferramentas e as classifica como catálogos, índices e metapesquisadores. Ainda traz exemplos de ferramentas de busca específicas (da área de química, ciência da informação, pessoas) e falam sobre os diferentes números de resultados que se pode obter com pequenas variações na forma de busca. (quem tiver interesse no assunto, recomendo ler o texto que é interessante, traz dados e outras informações interessantes)

Sobre os buscadores, encontrei alguns buscadores com links para outros buscadores:

O site ABUSCA http://www.abusca.com.br/genericos.shtml traz endereços de alguns nacionais e internaconais. O site CRIARWEB http://www.criarweb.com/artigos/17.php traz uma classificação para esses buscadores. (coloquei os sites a título de curiosidade).

Outro site que fala sobre os buscadores é o Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_busca. Eu estava tentando buscar alguma informação sobre a história, mas só encontrei no texto que já citei Ferramenta de Busca na Internet: Para quê, por quê e como utilizá-las (e mesmo assim muito pouca informação).

Buscabilidade é um termo mais difícil de se encontrar na Internet.... Encontramos muito mais coisas procurando por searchability... a maioria em inglês... nem no Wikipedia encontrei uma nota explicativa... encontrei sites que explicam como “improve searchability” (aumentar a buscabilidade). Bem, encontrei a definição de um termo: Searchalibity – means direct information access nos sites http://www.infomotions.com/musings/tricks/manuscript/1575-searchability.html e http://www.infomotions.com/musings/waves/searchability.html (que na realidade é a definição de um autor em dois sites diferentes). As informações foram tiradas do livro New Dog Old Tricks: A Macintosh-based World Wide Web Starter Kit Featuring MAcHTTP and other Tools de Eric Lease Morgan.

Sobre George Boole:

Encontrei no site do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras, a biografia de George Boole (retirado do livro Matemático e Louco todos somos um Pouco de Aguinaldo Prandini Ricieri). Pesquisei mais uma vez no Wikipedia e lá está a biografia do autor. Se procurarmos por Álgebra Booleana, ele também traz uma pequena explicação do que ela é, explicações com equações. Um site onde encontrei um pouco sobre as aplicações da álgebra de Boole, da Universidade do Porto: http://www.ncc.up.pt/~zp/aulas/9899/me/trabalhos/alunos/Circuitos_Logicos/AB_acd.html

© 2017 - 2025 by NeoCyber.