Recursos de Busca
Postagem realizada em: 19/03/2007 às 14:07:55 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Lilian Viana
Na aula de hoje, 18/03/07, foram expostos conceitos básicos a respeito de mecanismos de busca na internet. Segue abaixo um pequeno resumo acerca dos mecanismos de busca, seus tipos e modos de operação e, também, da utilização de determinados recursos no momento da bussca por determinada informação.
A busca por determinada informação na internet pode ser realizada em qualquer uma das ferramentas disponíveis através da utilização de determinados recursos, entre eles:
- palavras, frases ou questões.
- consulta a índices em listas de assuntos específicos ou categorias (que remetem a subcategorias) disponíveis na tela principal ("home page").
- uso de expressões booleanas (and, or, not) para buscas avançadas.
- uso de aspas (" ") na recuperação de frases ou expressões.
- uso de asterisco (*) como truncamento de palavras (radicais).
- diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas.
- uso de sinais + (mais) e - (menos) para determinar a presença ou ausência de termos.
Há vários tipos de buscadores disponíveis na internet, é importante distingui-los por sua forma de trabalho.
Tipos de buscadores existentes na internet:
Índices : São buscadores que mantém o conteúdo informacional incluído em sua base de dados organizado por categorias, isto é, possui um diretório navegável por tema. Como exemplo cita-se Yahoo.
Motores de busca: São buscadores que recorrem à internet à procura de páginas novas que vão sendo introduzidas em sua base de dados automaticamente. A coleta de novas páginas é baseada em um robô. Como exemplos cita-se o Altavista e o Google.
Os motores de busca realizam uma leitura do conteúdo da página para encontrar os dados necessários à catalogação da mesma.
Quando um robô percorre determinada página, salva seus dados, e logo se dirige às distintas páginas de links existentes. Deste modo, só é necessário registrar a página inicial de um web site, pois o motor de busca se encarregará de percorrer todo o site de forma automática. Adicionalmente, estes motores, voltarão a percorrer as páginas de sua base de dados em busca de mudanças que se produziram nestas, com o objetivo de manter sua informação o mais atualizada possível.
Multibuscadores: Não possuem base de dados próprias, eles procedem a uma busca por determinada página em motores de busca ou índices. Como exemplo de multibuscadores podemos destacar o Metacrawler, em inglês. (
Os recursos de busca existentes na internet também podem ser distinguidos de outras formas, tais como:
Âmbito: existem os internacionais, os nacionais, e de regiões menores como os estados e as cidades.
Temática: existem buscadores genéricos, onde podemos encontrar todo tipo de páginas, e também há os temáticos, onde só há páginas que tratam de uma temática específica.
Fontes:
Outras classificações
www.criarweb.com.br e
http://www.eca.usp.br/departam/cbd/lina/recurso2/busca.htm. Ambos acessados em 19/03/2007.