ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - MATUTINO
COMENTÁRIOS SOBRE AS MONOGRAFIAS DE TURMAS ANTERIORES
- Analisei 4 trabalhos do segundo semestre do ano de 2006, sendo 2 trabalhos do noturno e 2 do matutino.
-Minhas considerações sobre os trabalhos são voltados principalmente na análise da estrutura do projeto de pesquisa . Não pretendo analisar propriamente o conteúdo, mas sim como esse conteúdo foi escrito e esquematizado.
-Também comparei o pré-projeto e o projeto final de cada trabalho selecionado.
Trabalho 1 - matutino
Estrutura geral:
Capa, folha de rosto, epígrafe, resumo (sem palavras chave), abstract, sumário, introdução, considerações finais e referências.
-A primeira vista o que me chamou a atenção foi a presença do problema e hipótese claramente definidos no pré-projeto e a ausência destes elementos no projeto final.A hipótese no projeto final está inserida ao longo do trabalho, não foi separada como um tópico a parte.
-A metodologia não está em um tópico a parte, mas inclusa na Introdução.
- Um ponto muito bem estruturado e escrito: as Considerações finais, o discente retomou o que foi discutido ao longo do trabalho de forma suscinta, também retomou o problema (embora este esteja bem claro no pré-projeto e não no projeto final) e conseguiu sustentar sua hipótese. Esta parte da pesquisa foi muito bem desenvolvida.
Trabalho 2 - matutino
Estrutura geral:
Não há capa
Tema
Problema
Hipótese
Justificativa
Metodologia
Introdução
Pesquisa de campo
Referencias bibliográficas
Este foi o trabalho com a formatação mais diferente dos demais. Não apresenta capa, nem folha de rosto e nem sumário. A identificação do trabalho se dá pelo pré-projeto, pois o projeto final não consta nome ou número USP do discente.
O pré-projeto é claro e bem escrito, oferece um bom panorama do que será tratado, quais são as hipóteses e como o tema será tratado.O projeto final está relativamente bem dividido, porém falta um pouco de análises e discussões. Não está claro a conclusão desta pesquisa, pois o autor depois de apresentar o roteiro de perguntas em "Pesquisa de Campo" já parte para Referências bibliográficas, ou seja, o autor não discutiu seus resultados obtidos na entrevista com a bibliografia consultada.
-As Referências Bibliográficas estão fora do padrão da ABNT
Ponto positivo: a linguagem clara e objetiva do autor
Trabalho 3 - Noturno
Estrutura geral:
Capa
Folha de rosto
Sumário
Introdução
Tema
Problema
Hipótese
Justificativa
Metodologia
Considerações Finais
Bibliografia Metodológica
Bibliografia Temática
-Trabalho bem organizado, tanto o pré-projeto como o projeto final esclarecem o tema, problema, hipótese e justificativa. No projeto final, o autor aprofunda o tema e apresenta embasamento teórico em Introdução. Particularmente, achei estranho colocar Considerações Finais logo após de Metodologia...O discente explora muito bem o tema ao longo do trabalho, mas somente no finalzinho deste diz como realizou a pesquisa (Metodologia), partindo logo para a conclusão.
- Interessante a divisão da bibliografia entre Metodológica e Temática, ficando evidente ao leitor das fontes que o discente se baseou tanto para o contéudo como para a forma do trabalho. Sendo esta uma disciplina sobre Pesquisa Bibliografica e de Metodologia Científica é bastante válido, na minha opinião, essa divisão.
Trabalho 4 -Noturno
Estrutura geral:
Capa
Epígrafe
Sumario
Introdução
Metodologia
Questionário
Considerações finais
Referencias bibliográficas
-Tanto o pré-projeto como o projeto final apresentam clareza quanto a temática e problematização. Tema, problema e hipótese estão dentro de Introdução.
-O autor defende com firmeza suas ideias em todo o trabalho, porém em Considerações finais não sustenta com tanta consistência suas hipóteses.
-Em Questionário, o aluno apenas apresenta o roteiro de perguntas, não relaciona as respostas dos entrevistados com a bibliografia e nem com suas considerações.
COMENTÁRIOS GERAIS:
-Todos os trabalhos são bem escritos, alguns não seguem corretamente as normas da ABNT ou não esquematizam de modo claro a pesquisa.A redação do trabalho não é um problema e sim a organização do trabalho.
-A divergência entre capas é notável, sendo que um nem mesmo capa tem.
-Apenas um trabalho apresentou resumo
-Em relação a análises e discussões: todos os trabalhos apresentaram algum tipo de discussão, porém a maioria das considerações finais não apresenta análises.
-O pré-projeto da maioria dos trabalhos lidos são claros e para mim serviram como um cartão de visita, senti-me motivada a ler os projetos finais por conta do pré-projeto.
-Algo que notei foi a confusão entre tema e título, com a exceção de um trabalho, todos os pré-projetos colocam o título como se fosse tema, sendo que o tópico "problema" é que foi utilizado pelos alunos para realmente dizer o tema da pesquisa."Problema" foi uma mistura do assunto a ser discutido com a questão a ser resolvida.
É isso! Espero ter explicitado pontos positivos e negativos dos trabalhos.