Orientação à Pesquisa Bibliográfica - Matutino

Análise de monografias elaboradas em anos anteriores

Conforme descrição abaixo, selecionei três monografias do elaboradas no ano de 2005, que despertaram minha atenção em função dos títulos.
Ative-se a fazer uma análise do ponto de vista meramente estrutural, ainda que tenha emitido algum juízo de valor relativo ao conteúdo, sem, entato, ser deselegante.



Foram escolhidos três textos para análise quanto a sua estrutura e apresentação.
Todos os três de discorriam sobre temas relacionados à biblioteca, no entanto com enfoques diferentes. Percebe-se, apesar do enfoque particular de cada texto que se procura levantar uma problemática que está subjacente nos três textos, a saber: o papel e os diferentes serviços prestados pela biblioteca enquanto instituição social e a respectiva atuação do bibliotecário. Nos trabalhos ‘Bibliotecários e Professores’ e ‘A Ação Cultural em bibliotecas: bibliotecas em ação’ é mais evidente o enfoque social que é dado problemática específica que abordada em cada texto, já no trabalho ‘CDD, CDU e LCC: A importância da classificação dos livros nas bibliotecas da área biológica’, embora como sugere o título, a discussão possa parecer de ordem técnica, a problemática abordada refere-se os efeitos prejudiciais que a adoção de sistemas de classificação diferentes para representar acervos semelhantes de diversas bibliotecas da área biológica da USP em termos de duplicação de trabalho e principalmente para recuperação de informação.
Como dito, embora em todos haja uma abordagem tendo em vista um enfoque social, tendo a biblioteca e suas atividades como tema, cada texto possui  uma temática específica.
Especificamente em termos de apresentação os textos, à exceção do trabalho ‘Bibliotecários e Professores’ contam com um sumário em que se pode apreciar a estrutura geral do trabalho bem como ter uma ideia de como o tema será abordado a partir dos diferentes tópicos.
Nos três trabalhos é bem explícita a divisão geral do texto em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Com relação à introdução em todos eles explicita-se o objeto, a natureza do problema, as razões que levaram à realização do trabalho e seu objetivo.
No desenvolvimento aborda-se especificamente o tema tendo em vista a problemática que se quer analisar, nesta parte quando necessário em função da temática faz-se um histórico do tema abordado e aponta-se os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração do trabalho.Em todos eles a conclusão segue o desenvolvimento, pois decorre dele. Embora em dois não haja uma conclusão categoricamente explícita observa-se sua indicação lógica logo após o desenvolvimento.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.