Postagem realizada em: 11/09/2009 às 11:02:53 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Beatriz Pereira Teixeira
Visita à biblioteca da ECA
Inaugurada em 1970 e organizada por alunos do CBD, a biblioteca Maria Luisa Monteiro da Cunha atende principalmente à comunidade ECA, mas é aberta para consulta ao público geral. Com o tempo reuniu-se um acervo de audiovisual produzido principalmente pelos próprios alunos do CRT, até que em 1991 foi inaugurada a Seção de Multimeios. Nesse mesmo ano os catálogos do acervo foram informatizados e dez anos depois o site da Biblioteca foi lançado.
Sendo uma biblioteca universitária especializada, o acervo é constituído principalmente por obras de interesse dos alunos de Comunicação e Artes. Para empréstimo é necessário se inscrever, e para isso a pessoa deve ter algum vínculo com a ECA ou a EAD.
Apesar do rico e diversificado acervo, não considero convidativo nem a entrada da biblioteca e nem seu interior. Pode-se passar despercebido pela entrada, pois com seu vidro espelhado não vemos seu interior e não há janelas, o que também causa desconforto para quem deseja estudar no ambiente.
Logo na entrada há o balcão de referência, com um ou dois funcionários/ monitores que auxiliam em buscas e fazem empréstimo/devolução de materiais. É necessário guardar bolsas e mochilas em armários eletrônicos, que apesar de mais seguros não são tão práticos, pois muitos estão quebrados.
Do lado esquerdo de quem está nesse local dos guarda-volumes há o acervo bibliográfico aberto que abriga livros, teses, folhetos, catálogos de exposição, TCCs, periódicos e peças de teatro, onde o usuário pode circular e manusear os materiais, fazer a busca nos computadores disponíveis e estudar em mesas individuais ou normais. Há também uma sala de estudos em grupo. Nesse ambiente a localização é feita através do número de localização que são indicados em plaquetas coloridas com a classificação em CDD.
Do lado direito de quem entra na biblioteca está o balcão de Xerox e depois a Seção Multimeios em que partituras, filmes, vídeos, slides, fotografias, CDs, DVDs e Arquivo da produção acadêmica são consultado por intermediação, pois o acervo é fechado. A busca é feita principalmente pelo site www.rebeca.eca.usp.br e depois de receber o material a consulta pode ser feita nas cabines individuais ou nas salas de vídeo conforme solicitação e agendamento para grupos.
A biblioteca da ECA não foge do padrão de biblioteca universitária. O acervo é amplo e acolhe materiais diversos para atender aos alunos. Não é difícil achar um material no acervo aberto, pois a sinalização é bem feita. O sistema de busca mais usado é o do Dédalus mesmo, apesar de haver uma base própria da biblioteca, o uso deste é mais complicado pra um usuário leigo. Quanto ao acervo fechado, talvez não tenha tanta procura quanto poderia por essa falta de liberdade para consultar o material. A busca é feita pelo site da biblioteca, mas nada substitui o contado físico. O cuidado com o material audiovisual é evidente, mas talvez devessem fazer um catálogo com as capas dos DVDs, Cds, etc ou até mesmo deixar as cópias com acesso livre e somente as originais intermediadas pelo bibliotecário. Um espaço maior e mais aberto seriam bem vindos.