Cena do filme "Psicose"
Postagem realizada em: 27/03/2007 às 12:47:27 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Agamenon Picolli Leite

Exercício em sala (19/03/07)
Como não entendo muito sobre a Álgebra de Boole, resolvi pesquisar mais sobre esse assunto:
A Álgebra Booleana foi criada pelo matemático inglês George Boole (1815-1864). Boole construiu sua lógica a partir de símbolos, representando as expressões por letras e ligando-as através de conectivos - símbolos algébricos. A Álgebra Booleana trabalha com apenas duas grandezas: falso ou verdadeiro. Atualmente, todos os sistemas digitais são baseados nela, relacionando os níveis lógicos 0 (falso) e 1 (verdadeiro) com a passagem ou ausência de corrente elétrica.
Aplicações da Álgebra de Boole
Os primeiros computadores fabricados, como o ENIAC, trabalhavam na base decimal. No entanto, a utilização de circuitos eletrônicos que operassem com 10 diferentes níveis de tensão (para possibilitar a detecção das 10 diferentes grandezas representadas no sistema decimal), acarretava uma grande complexidade ao projeto e construção dos computadores, tendo por conseqüência um custo muito elevado. Surgiu então a idéia de aplicar a Álgebra de Boole, simplificando extremamente o projeto e construção dos computadores.
Como já foi referido, Boole desenvolveu a sua álgebra a partir de duas grandezas: falso e verdadeiro. Também os computadores digitais fazem uso de sinais binários (0 e 1). Estes sinais pretendem representar os níveis de tensão, isto é, o 0 significa que não há passagem de corrente elétrica e 1 significa passagem de corrente elétrica.
Daqui, podemos fazer a analogia entre a linguagem dos computadores e a Álgebra de Boole da seguinte forma:
* 0 / Falso - não passa corrente elétrica;
* 1 / Verdadeiro - passa corrente elétrica.
http://descartes.ucpel.tche.br/disciplinas/sd2/algBoole2.html
http://www.ncc.up.pt/%7Ezp/aulas/9899/me/trabalhos/alunos/Circuitos_Logicos/AB_acd.html