Postagem realizada em: 12/09/2009 às 11:46:14 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Amanda Pacini de Moura

Comentários dos trabalhos finais - RI I
Através do sistema de busca do Nexus, buscou-se uma amostra de quatro trabalhos finais, dando preferência aos mais recentes e pulando o 2º semestre de 2008, conforme orientação da professora. Foram lidos os seguintes trabalhos, todas da turma do 2º semestre de 2007, período matutino:
* Guia de Dicionários Médicos, grupo Lazy Generation (x)
* Guia de Obras de Referência sobre a Cidade de São Paulo, grupo Informadores (x)
* Guia de Obras de Referêncis sobre Geologia, grupo Tem gente (x)
* Guia de Arquitetura, grupo Doralice (x)
Dentre os quatro trabalhos, os mais agradáveis foram o de Geologia e o da Cidade de São Paulo, com destaque para este último. Além da apresentação visual bem cuidada, apresenta bom histórico e perfil da biblioteca, informações bastante completas sobre as obras compiladas e explicita a estratégia de busca utilizada para selecioná-las. É o único a desenvolver uma introdução teórica e apresenta um perfil interessante, ao focar múltiplos públicos (de turistas a pesquisadores).
O guia de Geologia peca no excesso de logos e imagens, tornando a rolagem de páginas um pouco cansativa. No entanto, apresenta uma descrição interessante do processo de decisão e formação do guia, e inclui entre os índices um bastante pertinente ao tema escolhido, de ordem cronológica.
O guia de Dicionários Médicos é o único dentre os analisados a abranger mais de uma biblioteca; no entanto, as fichas não indicam a qual acervo pertence o material descrito. O histórico da medicina apresentado não dispõe de informações de valor algum para o público-alvo, por ser superficial - o que é compreensível, dado que um histórico mais aprofundado da medicina seria inviável nesse contexto. Poderia-se propor, talvez, trocar o histórico por uma definição da área como se encontra. Também não há índices, seja de autor, título ou assunto, no trabalho.
O guia de Arquitetura é o de que menos gostei, por não apresentar muitas informações sobre as obras listadas. Há muitas páginas com histórico da arquitetura e da FAU, às vezes até exageradas, e pouca informação teórica sobre os conceitos de guia e obras de referência. A apresentação visual também é desagradável.
- - - - - - - - - - - -
Comentários dos trabalhos finais - OPB
A seleção dos trabalhos foi feita da mesma maneira que em RI: através do sistema de busca do Nexus, uma amostra de quatro trabalhos finais, com preferência aos mais recentes e pulando o 2º semestre de 2008. Foram lidos os seguintes trabalhos, todas da turma do 2º semestre de 2006, período noturno:
* Literatura de Entretenimento: por que não? (x)
* Trânsito em São Paulo (x)
* Revitalização do Centro de São Paulo (x)
* Bibliocleptomania e segurança em bibliotecas públicas (x)
Após a leitura, cheguei à conclusão que a delimitação entre tema e problema, justificativa e hipótese, muitas vezes não é nada clara. Uma se mistura à outra, faz-se alusão à hipótese na justificativa, e assim por diante. Embora seja compreensível, e muitas vezes até necessário, pois solidifica a relação entre os conceitos na mente do leitor (caso, por exemplo, do trabalho Literatura de Entretenimento), às vezes essa mistura tende à redundância. Nesse âmbito teórico, destaco o trabalho de Trânsito, que apresenta muitos dados pertinentes, de forma coesa e com pouca redundância. Os trabalhos Revitalização e Bibliocleptomania apresentaram conceitos específicos com os quais pretendiam trabalhar; no entanto, o último deixou a desejar em questão de contextualizar esse conceito à proposta. Revitalização às vezes peca pelo uso da primeira pessoa na redação.
Dos trabalhos, dois propõem pesquisa de campo, com questionários (Trânsito e Bibliocleptomania); nenhum dos dois, no entanto, deixa claro a amostragem pretendida, sendo que o último pelo menos cita o período de execução esperado para as entrevistas, de um ano. Fora isso, nenhum dos trabalhos (incluindo os outros dois) faz qualquer menção à questão de cronograma.
Fiquei em dúvida quanto à questão da bibliografia temática apresentada: seria ela a já utilizada na apresentação do projeto (alguns textos são citados, outros não) ou a proposta de uma bibliografia inicial, a ser trabalhada? Ou ambas?
No entanto, os trabalhos deixaram claro que a dimensão de um projeto de pesquisa é consideravelmente maior do que a imaginada por mim.