Relato da aula - 14/09/2009
Postagem realizada em: 14/09/2009 às 09:37:35 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rita Costa Veiga Zamboni

1) Alteração no calendário das aulas:
- atividade do dia 19/09 transferida para o dia 28/09
- seminário do dia 28/09 transferido para 05/10
- seminário de 05/10 transferido para 19/10
2) Resgate das atividades das aulas anteriores:
- apresentação da resenha da Bruna Bacalgini sobre o livro "Como elaborar projetos de pesquisa" de Antonio Carlos Gil: livro altamente recomendado
- outros alunos comentaram suas resenhas/ livros resenhados
- apresentação da Suellen Cunha sobre sua análise das monografias (pré-projetos) de turmas anteriores
- Profa. Brasilina fez esclarecimentos sobre o trabalho: tema, hipótese e justificativa
3) Seminário: Delimitação do tema e do problema (por Bruna Bacalgini e Adaci A. O. Rosa da Silva)
- apresentação da metodologia do próprio seminário
- metodologia do trabalho científico: procedimentos e operações
- TEMA (situa o trabalho em uma área de conhecimento)
----- fazer considerações do tipo: escolher tema culturalmente acessível, material bibliográfico em língua que o pesquisador compreenda
----- delimitar o tema preservando o contexto: selecionar autores, indicar o alcance do trabalho (sem esquecer o contexto!)
----- formalmente, o tema deve aparecer clara e explicitamente já na introdução: deve ser retomado na conclusão
- PROBLEMA (fazer perguntas a respeito do tema- tratamento científico, sem julgamento de valores)
----- para quem, para quê, qual é o ponto de vista, quais são os pressupostos, como o problema será trabalhado ao longo da monografia
----- tema-problema: pensados concomitantemente
----- formalmente, deve aparecer explicitamente na introdução
----- como formular um problema? perguntar sobre, clareza e precisão, empirismo, suscetibilidade à solução, delimitação e investigação, próximo passo, hipóteses