Tema, Problema: Recorte


Aula de OPB :: 14/09

Apresentação da Bruna sobre sua resenha de livro de metodologia de pesquisa e da Suellen sobre os comentários das monografias.


O essencial de um trabalho é tema, problema, hipótese. É a resposta ao “o quê”. Tema: “lugar” de trabalho; problema: questão do trabalho; hipótese: solução temporária a um problema. O “como” é a metodologia: pesquisa exploratória, quantitativa, qualitativa, etc.

Seminário Adaci e Bruna: Delimitação do Tema e do Problema

No contexto da metodologia científica, tema é o assunto a ser discutido, com base numa área de conhecimento. Ao escolhê-lo, deve-se ter em consideração a motivação, a curiosidade; o nível de complexidade compatível com o pesquisador; e a viabilidade de acesso às fontes de informação. Para isso, antes de definir o tema, explore-o! Um tema bem escolhido gera segurança ao pesquisador. "Como escolher onde transitar se você desconhece a estensão da faixa?"
O tema é bem apresentado na introdução e retomado na conclusão.

Para que o tema ganhe corpo, é necessário problematizá-lo, fazer-lhe perguntas. Daí a necessidade da motivação do pesquisador, pois ele precisa se interessar, perguntar, estabelecer perspectivas ("janelas"). Essa perspectiva deve excluir julgamento de valores (e, portanto, a adjetivação), mas explorar a argumentação, a discussão (a "verbalização" do problema).
O problema também tem de ser facilmente identificável na introdução.
A formulação de um problema deve ter em consideração também a clareza e a precisão, a possibilidade do empirismo e da solução.

Foi exposto, como exercício e exemplo, um resumo de mestrado, para identificação de tema e problema - muito bom!

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Aula de RI I :: 14/09

Comentários sobre os trabalhos (guias) pesquisados: Adaci, Suellen, eu e Bruna.

Comentários sobre a visita à ECA: Regina.

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