Postagem realizada em: 16/09/2009 às 16:38:29 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Ana Elisa Gasparotto Elias
Tive problemas para publicar a resenha em "Atividades Individuais", por isso estou postando aqui.
Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Comunicações e Artes
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Comunicações e Artes
Resenha do livro Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação, de Maria Margarida de Andrade
Por Ana Elisa Gasparotto Elias
O livro Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação (São Paulo: 1999, Atlas, Maria Margarida de Andrade) foi escrito com o objetivo de introduzir, aos alunos de graduação, técnicas de pesquisa capazes de sustentar um bom trabalho científico. O livro é dividido em duas partes, explicados de forma teórica, em linguagem simples e por tópicos.
A primeira parte explica ao leitor as diversas formas de textos e leituras, frisando a importância da concentração durante a leitura de textos científicos, além de apresentar diversas técnicas para uma leitura mais aprofundada de um texto, o que melhoraria a compreensão e interpretação do mesmo, como, por exemplo, técnicas para sublinhar um texto e técnicas de redação para a elaboração de resumos. Nesta mesma parte, a autora ainda descreve técnicas para a escolha de temas e dá diversos exemplos para composição "física" do trabalho, sem economizar em ilustrações claras e objetivas, já aproximando o leitor da segunda parte do livro.
Logo no início da segunda parte, a autora mostra os diversos conceitos de pesquisa, explica alguns tipos existentes e apresenta, em tópicos explicativos, os métodos e técnicas que podem ser utilizados na elaboração de uma pesquisa. Em seguida, define o que é um projeto de pesquisa, explicando a diferença entre ele e um planejamento de pesquisa, e ensina como construí-lo.
Continuando na segunda parte do livro, nos é apresentado como fazer uma pesquisa de campoa em suas diversas técnicas, seus instrumentos, finalmente chegando ao relatório de pesquisa e à apresentação do trabalho, finalizando, assim, o livro que é baseado no curso ministrado pela autora na Faculdade Mackenzie, e que fornece as informações e explicações necessárias para que um aluno recém-chegado ao mundo acadêmico possa compreender como se constrói um trabalho científico pleno.
A primeira parte explica ao leitor as diversas formas de textos e leituras, frisando a importância da concentração durante a leitura de textos científicos, além de apresentar diversas técnicas para uma leitura mais aprofundada de um texto, o que melhoraria a compreensão e interpretação do mesmo, como, por exemplo, técnicas para sublinhar um texto e técnicas de redação para a elaboração de resumos. Nesta mesma parte, a autora ainda descreve técnicas para a escolha de temas e dá diversos exemplos para composição "física" do trabalho, sem economizar em ilustrações claras e objetivas, já aproximando o leitor da segunda parte do livro.
Logo no início da segunda parte, a autora mostra os diversos conceitos de pesquisa, explica alguns tipos existentes e apresenta, em tópicos explicativos, os métodos e técnicas que podem ser utilizados na elaboração de uma pesquisa. Em seguida, define o que é um projeto de pesquisa, explicando a diferença entre ele e um planejamento de pesquisa, e ensina como construí-lo.
Continuando na segunda parte do livro, nos é apresentado como fazer uma pesquisa de campoa em suas diversas técnicas, seus instrumentos, finalmente chegando ao relatório de pesquisa e à apresentação do trabalho, finalizando, assim, o livro que é baseado no curso ministrado pela autora na Faculdade Mackenzie, e que fornece as informações e explicações necessárias para que um aluno recém-chegado ao mundo acadêmico possa compreender como se constrói um trabalho científico pleno.