Postagem realizada em: 20/09/2009 às 22:34:44 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Joao Pedro Alves Cardoso
Recursos Informacionais I
Considerações acerca de trabalhos realizados por discentes de turma anterior
Propus-me a analisar de forma breve três trabalhos finais realizados por alunos da turma de 2006 da disciplina. Tais trabalhos são:
BRUGNOLLO FILHO, Claudio; MERENCIANO, Luis Felipe Rodrigues; NUMAO, Roger Tioji; PASSOS, Luciana Dantas; PEREIRA, Luana Costa. Pequeno guia de obras de referência de Literatura Luso-Brasileira. São Paulo, SP, 2006. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/atividades/843/file1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2009.
CARDOSO, Sandra; HIGA, Lúcia Miyuki; MISSUMI, Eliane. Guia de Sociologia. São Paulo, SP, 2006. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/atividades/807/file1.doc>. Acesso em: 20 set. 2009.
GANASSIM, Luis Claudio; KUBO, Paula; PIGOZZI, Douglas; SANTOS, Edílson Luís dos. Guia de obras de referência em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. São Paulo, SP, 2006. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/atividades/808/file1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2009.
Começando a análise dos trabalhos por seus respectivos títulos, destaca-se que o estudo feito por Cardoso, Higa e Missumi peca por não ter explicitado do que se tratava o guia, já que está intitulado apenas como “Guia de Sociologia”.
Posteriormente, comparando a aplicação de normas ABNT de cada trabalho, vê-se que a inconsistência nesse fator é inerente no que diz respeito a trabalhos acadêmicos apresentados por alunos de graduação. O pequeno guia de obras de referência de Literatura Luso-Brasileira, por exemplo, apesar de apresentar seu “projeto gráfico e direção de arte” (nomenclatura usada por seus realizadores) muito bonito, não se mostra suficiente acerca do uso da normalização, sendo que não possui nem a paginação que aparece no seu “sumário”.
Mas, abordando, de fato, cada trabalho, constata-se que o “Pequeno guia de obras de referência de Literatura Luso-Brasileira” apresenta uma breve explanação acerca do assunto tratado e, depois, através de nove linhas, mostra como o guia deve ser usado. O trabalho apresenta uma boa sinalização visual, dividindo as fichas das obras que o compõem em três grupos, diferenciados por cores (mais ou menos como a biblioteca da ECA faz com seus periódicos, teses e livros). As obras apresentadas no trabalho têm descritas algumas de suas características intrínsecas e extrínsecas. Ainda, os autores do trabalho escreveram comentários pessoais acerca de algumas das obras. Por fim, o pequeno guia expõe três índices das obras: um por autor, um por título e outro por tipo de obra e assunto, fator deveras importante, já que quanto mais formas de consulta para o usuário melhor é.
Acerca do “Guia de Sociologia”, nota-se que, assim como o primeiro trabalho analisado aqui, traz explanações acerca do assunto abordado. Não obstante, o Guia traz também objetivo e metodologia utilizada em seu desenvolvimento, considerações sobre o local do qual foram consultadas as obras para a construção do guia, do que é composto o estudo, índice de autores, comentários sobre as obras (sobretudo acerca de suas casas publicadores, algo deveras interessante, pois deixa claro informações sobre o quesito que dá confiabilidade ao conteúdo da obra) além, é claro, das fichas das obras (no caso, dicionários), as quais apresentam, também como o guia de literatura-luso-brasileira, características extrínsecas, intrínsecas e informações adicionais acerca das obras.
Sobre o terceiro trabalho, “Guia de obras de referência em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação”, apresenta considerações acerca do assunto abarcado pelas obras e sobre a biblioteca da qual foram retiradas as obras para análise. Além disso, traz informações sobre metodologia de trabalho, listagem das obras utilizadas, além das fichas das publicações, as quais além de dados extrínsecos e extrínsecos, apresentam comentários sobre tais obras. No entanto, um fator no qual o trabalho peca é o de apresentar apenas a listagem das obras e, por exemplo, não trazer um índice com os autores.
Em suma, é de grande importância a disponibilização dos trabalhos realizados pela comunidade discente para a comunidade discente já que, dessa forma, os alunos podem vir a tomar conhecimento do que está sendo produzido e, assim, além de outras coisas, constatarem o que podem estar estudando e o que devem estar melhorando em seus trabalhos.