Postagem realizada em: 21/09/2009 às 09:46:28 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rodolfo Calil Lessa
Análise dos guias de turmas passadas:
O primeiro guia ser analisado é “Guia de Bases de Dados de Arquitetura e Urbanismo” (2007) de João Luis Carvalho, Juliana Almeida dos Santos, Luís Cláudio Ganassim, Roger Tioji Numao e Sandra Carvalho Mancini.
O trabalho foi realizado na biblioteca da FAU e tem como objetivo fornecer suporte para os estudantes e professores de Arquitetura. Na introdução do trabalho os alunos destacam a importância da Arquitetura para a humanidade no decorrer da história, sendo uma representação das organizações do homem no espaço.
No geral, a obra está bem elaborada, mas, acredito que a quantidade de informações em cada ficha resumo dificulta um acesso mais rápido pelo usuário.
O segundo guia a ser analisado é “Guia de Obras de Referência sobre Cinema Mundial” (2006) de Adalto Brandão Uchôa, Fábio Mutsuo Hasegawa e Rafael Ribeiro Rocha.
Para a realização do trabalho os alunos fizeram um levantamento bibliográfico no acervo da biblioteca da ECA. O trabalho procura fazer um recorte mais abrangente não ficando limitado ao um determinado período ou a produção de um único país.
Após uma breve introdução da história do cinema, os alunos possibilitam a consulta do guia por títulos ou por autores. A elaboração das fichas de resumo está bem estruturada, apesar de apresentarem muitas informações, a meu ver, não oferece dificuldade ao usurário. Talvez isto se ocorra porque já estamos mais habituados com este tipo de material.
O último material analisado é o “Guia de Obras de Referência em Ciências Sociais” (2002) de Edson Luiz Fogo, Ricardo Quintão Vieira e Sara Barbosa de Sousa.
Esta atividade teve como referência a biblioteca da FFLCH. Os alunos explicam de forma mais geral a definição de Ciências Sociais e destinam o trabalho para os alunos de graduação e pós-graduação.
As fichas de resumo estão bem elaboradas e os acessos de algumas informações são restritas aos usuários facilitando uma busca mais rápida.
No geral todos os trabalhados estão bem elaborados, talvez a dificuldade em analisar as informações do “Guia de Bases de Dados de Arquitetura e Urbanismo” se deva ao fato de não ter conhecimento sobre a área em questão.