RECURSOS INFORMACIONAIS - MATUTINO - AULA 21/09/09

Critérios para avaliação de obras de referência:

Definição > obras de referência: obras que são secundárias e terciárias, não são produzidas pelo autor original da obra.Exemplos: dicionários, diretórios, enciclopédias, relatórios,etc.

Há aspectos intrísecos e extrínsecos:

Intrísecos: relacionado ao conteúdo , qualidade da informação

Extrínsecos: Forma (como o material discutido na aula é o impresso, exemplos de aspectos extrínsecos seria: papel, se há ilustração ou não)

----
Aspectos intrísecos
Ler o prefácio/apresentação da obra para verificar:

Qual o objetivo da obra?
Que tipo de informação traz?
Para quem essa obra se destina? Qual o público?
Qual o alcance (temático)? Ex: Jornal Gazeta Mercantil há um alcance de assuntos relacionados a política.
Qual a cobertura(geográfica)? Ex: uma obra que trata de um assunto relacionado ao continente asiático especificamente.
Qual o idioma?
Qual é a casa editorial? Buscar dados do grupo editorial, pois o grupo é que decide  o que, como, qual a abordagem do assunto que  será tratado na obra de referência
O que a obra não traz de informação e o motivo disto?
Qual o período coberto pela obra?
Com que material/documento a obra trabalha? Mapas, cartas?
A abordagem é seletiva? Ex: Qual o acervo que a obra de referência lida?
A abordagem é exaustiva? Ex: A obra trabalha apenas com um período?

Profundidade da informação: relacionado ocm o público alvo> caso a obra seja para leigos provavelmente a obra tratará o conetúdo de forma superficial e não detalhadamente, por exemplo

Observar o tamanho dos verbetes:  grupo editorial decide o tamanho, relacionado ao  volume do livro, o tamanho do livro é limitado
Arranjo da informação interna da obra: é sistemático, alfabético, geográfico ou cronológico? Ou é uma combinação desses tipos de arranjos?

----
Aspectos Extrínsecos

Encardenação (capa dura/mole, restaurado, original)
Lombada (espiral)
Tomo é uma divisão do volume
Tipo de impressão (prejudica/facilita a leitura)
Ilustrações (colorido,preto e branco)

---

Discussão sobre a atividade externa: visita à biblioteca
Orientação da Professora sobre a atividade: seleção do material, o assunto do guia, qual a justificativa para a elaboração do guia? (Haverá utilidade, relevância? O material tem sobrevida?)


----

O GUIA É SOBRE OBRAS SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS SOMENTE!

--

Até a próxima aula!

© 2017 - 2025 by NeoCyber.