Postagem realizada em: 05/10/2009 às 09:24:25 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Marina Correia Dantas
CDB 0100 - Orientação Bibliográfica
Seminário - Levantamento Bibliográfico , Leitura, Fichamento e Resenha
Integrantes: Adriana Mariana de Araujo Rodrigues
Cristiane Vargas Pereira
Rita Costa Veiga Zamboni
Levantamento Bibliográfico
Não se pode perder a razão.
-Delimitação do tema: hipótese não é válida – quando o tema já foi elaborado por outro ou não tem material suficiente para sustentá-lo; tema não está bem definido – quando se está delimitando o tema se tem dificuldade em ver o que está realmente relacionado ao tema; redefinição do foco – ao fazer o levantamento se encontra um tema que lhe agrada mais e resolver mudar o assunto e reformular sua hipótese ou até mesmo o tema.
-Fonte primaria e secundaria: Fontes Primárias: São aquelas que se relacionam diretamente com o conteúdo básico, este tipo de fonte é mais indicado para que já esteja inserido na área, pois este pode influenciar mais profundamente do que seria necessário para um trabalho. Fontes Secundárias: Pesquisa iniciante deve dar mais enfoque a esse tipo de fonte, pois cria uma visão do todo e não um enfoque único.
Elaboração da bibliografia – as bibliotecas produzem um bom meio de organizar a bibliografia, pois não seria necessário adquirir todos os livros que você pensa necessário, mais sim o que realmente será útil. Fazer pesquisas em catálogos, Catálogos on-line e bibliotecários podem ser ferramentas de acesso. Elaborar uma bibliográfica básica antes de começar a leitura.
Leitura – Leitura analítica: Analise textual, Análise temática, Analise Interpretativa, Problematização, Analise Pessoal.
Fichamento
É preciso organizar e registrar
Objetivos – identificação de obras consultadas, registro de conteúdo, registro de comentários, ordenação de registros. Cabeçalho e Referencia Biográfica: feitas segundo as normas da ABNT, para que a ficha esteja de certa forma padronizada. O texto em si varia de acordo com sua finalidade e também como o usuário quer descrever-lo, tipos que podem ser elaboradas: Comentários, citações diretas e indiretas e resumos.
Apresentação de um programa que cria um fichamento automático, tem recursos para a elaboração rápida de fichas e também tem ferramentas de pesquisa. Apresentação também do site: www.minhacitacoes.com.br .
Resenha
Resumir idéias, avaliar informações e que o leitor possa decidir se o ler ou não
Resenha Crítica – feita para a avaliação de informação e não com o objetivo de recuperação, como o resumo. É necessário ter um conhecimento teórico para poder fazer este tipo de avaliação, pois tem como principal avaliar este conhecimento e ter uma justificativa para essa opinião, não apenas sua opinião e sim uma visão como profissional da área. Tipos de resenhas apresentadas: Resenha descritiva, Resenha crítica.
Comentários: O seminário teve seu objetivo cumprido, alguma referencia foram um pouco defasadas e em alguns momentos seria também importante ter algum comentário sobre os recursos eletrônicos. Os integrantes comentaram sobre isso então o trabalho em suma foi muito bom.