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Postagem realizada em: 05/10/2009 às 09:32:51 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Veronica Silva Rodriguez Marques

ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
RELATORIA DE AULA
Foi revisto o calendário da disciplina, como houve inversão de datas, relembrando que o calendário ficou assim:
28/09 - Atividade externa
05/10 - Seminário: Levantamtento bibliográfico, leitura, fichamento e resenha
19/10 - Seminário: Introdução, hipótese e justificativa
Após a apresentação do seminário, os alunos apresentaram seu tema, hipótese e justificativa da monografia final.
SEMINÁRIO
TEMA: Levantamtento bibliográfico, leitura, fichamento e resenha
DISCENTES: Adriana Mariana de Araujo Rodrigues, Cristine Vargas Pereira e Rita Costa Veiga Zamboni
OBSERVAÇÕES SOBRE O SEMINÁRIO:
Antes do levantamtento bibliografico, delimitar o tema.
Fontes bibliográficas:
Primarias - se relacionam diretamenta com o tema.
Secundárias - leitura crítica do tema, mas que são diferentes das primarias.
Elaboração da bibliografia: organizar bibliografia, acessiblidade (livros disponiveis, em lingua adequada, se são emprestáveis, etc.)
Observar os catálogos (físicos e virtuais).
Elaborar bibliografia preliminar antes de iniciar leituras, anotar as obras já ordenada e normalizada, para facilitar ao final do trabalho a formação das referências bibliográficas ao fim do trabalho.
Leitura: Procesos básicos de leitura, divididos em 5 etapas:
Análise textual - preparar o texto, leitura rápida, levantar e pesquisar dúvidas (sobre vocabulário, autores, etc.), esquematizsr o texto.
Análise temática - é a compreenção do texto propriamente dita.
Análise interpretativa - situar o texto em contexto de periodo histórico, sociedade e etc.
Problematização - levantar questões debativeis explicitas ou implicitas no texto.
Sintese pessoal - Desenvolver com próprias palavras (de forma simples) os assuntos tratos no texto lido.
Fichamento: uma forma de organizar informações adquiridas pela leitura do texto.
Ao fazer o fichamento do texto, para ajudar no momento da elaboração de referência bibliográfica é mais fácil já normalizar as informações do cabeçalho do fichamento.
Citações - diretas (usa palavras do autor "ipsis litteris", indica autor, data e página) ou indiretas (resumo das idéias do autor, só indica autor e ano).
Fichas: de leituras, temáticas, de autores, de citações, de trablahos (fichas de ligações entre idéias, problemáticas, de sugestões).
Cabeçalho para plano de trabalho - destacar argumentos favoraveis e contra a idéia.
Grupo apresentou exemplo de fichas de acordo com os temas de fichas.
Gurpo também apresentou um programa (gratuito) para facilitar a construção de fichamentos (www.fichamento.com.br) e o site www.minhascitações.com.br
Resenha:
A ABNT NBR 6028:2003 normalizou resenha como "resumo crítico". A resenha deve informar as idéias da obra avaliadas e as justificativas desta avaliação.
Resenha descritiva - relaciona as propiedades do objeto, pode ter parágrafos narrativos e dissertativos, apresentada a estrutura.
Resenha critica - Além de aspectos descritivos, possui julgamento ou apreciação da obra, indicada para especialistas na temática, apresentada a estrutura
Grupo apresentou exemplo dos dois tipos de resenha.
CITAÇÕES:
"Uma tese estuda um objeto por meio de determinados instrumentos" (ECO, 1983).
"Fontes secundárias são onde não-especialistas devem começar a pesquisa" (PASSARELLI, em aula).
"Ninguém é caaz de escrever bem se não sabe o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978).
"Compreender, eu diria, é saber que o sentido poderia ser outro" (ORLANDI, 1993).
RELATORIA DE AULA
Foi revisto o calendário da disciplina, como houve inversão de datas, relembrando que o calendário ficou assim:
28/09 - Atividade externa
05/10 - Seminário: Levantamtento bibliográfico, leitura, fichamento e resenha
19/10 - Seminário: Introdução, hipótese e justificativa
Após a apresentação do seminário, os alunos apresentaram seu tema, hipótese e justificativa da monografia final.
SEMINÁRIO
TEMA: Levantamtento bibliográfico, leitura, fichamento e resenha
DISCENTES: Adriana Mariana de Araujo Rodrigues, Cristine Vargas Pereira e Rita Costa Veiga Zamboni
OBSERVAÇÕES SOBRE O SEMINÁRIO:
Antes do levantamtento bibliografico, delimitar o tema.
Fontes bibliográficas:
Primarias - se relacionam diretamenta com o tema.
Secundárias - leitura crítica do tema, mas que são diferentes das primarias.
Elaboração da bibliografia: organizar bibliografia, acessiblidade (livros disponiveis, em lingua adequada, se são emprestáveis, etc.)
Observar os catálogos (físicos e virtuais).
Elaborar bibliografia preliminar antes de iniciar leituras, anotar as obras já ordenada e normalizada, para facilitar ao final do trabalho a formação das referências bibliográficas ao fim do trabalho.
Leitura: Procesos básicos de leitura, divididos em 5 etapas:
Análise textual - preparar o texto, leitura rápida, levantar e pesquisar dúvidas (sobre vocabulário, autores, etc.), esquematizsr o texto.
Análise temática - é a compreenção do texto propriamente dita.
Análise interpretativa - situar o texto em contexto de periodo histórico, sociedade e etc.
Problematização - levantar questões debativeis explicitas ou implicitas no texto.
Sintese pessoal - Desenvolver com próprias palavras (de forma simples) os assuntos tratos no texto lido.
Fichamento: uma forma de organizar informações adquiridas pela leitura do texto.
Ao fazer o fichamento do texto, para ajudar no momento da elaboração de referência bibliográfica é mais fácil já normalizar as informações do cabeçalho do fichamento.
Citações - diretas (usa palavras do autor "ipsis litteris", indica autor, data e página) ou indiretas (resumo das idéias do autor, só indica autor e ano).
Fichas: de leituras, temáticas, de autores, de citações, de trablahos (fichas de ligações entre idéias, problemáticas, de sugestões).
Cabeçalho para plano de trabalho - destacar argumentos favoraveis e contra a idéia.
Grupo apresentou exemplo de fichas de acordo com os temas de fichas.
Gurpo também apresentou um programa (gratuito) para facilitar a construção de fichamentos (www.fichamento.com.br) e o site www.minhascitações.com.br
Resenha:
A ABNT NBR 6028:2003 normalizou resenha como "resumo crítico". A resenha deve informar as idéias da obra avaliadas e as justificativas desta avaliação.
Resenha descritiva - relaciona as propiedades do objeto, pode ter parágrafos narrativos e dissertativos, apresentada a estrutura.
Resenha critica - Além de aspectos descritivos, possui julgamento ou apreciação da obra, indicada para especialistas na temática, apresentada a estrutura
Grupo apresentou exemplo dos dois tipos de resenha.
CITAÇÕES:
"Uma tese estuda um objeto por meio de determinados instrumentos" (ECO, 1983).
"Fontes secundárias são onde não-especialistas devem começar a pesquisa" (PASSARELLI, em aula).
"Ninguém é caaz de escrever bem se não sabe o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978).
"Compreender, eu diria, é saber que o sentido poderia ser outro" (ORLANDI, 1993).