Postagem realizada em: 19/12/2009 às 15:38:41 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Suellen Cristine Cunha
Seminário sobre leitura, fichamento e resenha
Fontes primárias, fontes secundária: Para o conteúdo básico do trabalho é é preferível, para quem não muita experiência em pesquisa, escolher primeiramente as fontes secundárias, pois estas irão fornecer um panorama mais geral e intreodutório do tema/assunto tratado. A leitura das fontes primárias é recomendável após a leitura das fontes secundárias, ao contrário do pesquisador, que como está ambientado com o conteúdo, possui uma visão sobre o tema tratado.
Como começar a elaboração da bibliografia - como se dará o acesso a obra, a lingua da obra. O bibliotecário ajudará com o levantamento bibliográfico, mas após a elaboração feita pelo profissional a lista de obras deverá passar pelo crivo do autor/pesquisador.
Elaborar uma bibliografia inicial básica antes do inicio da leitura. O catálogo permite cruzar dados da bibliografia. (catálogo on line permite tal cruzamento?)
O grupo também explorou a imprtância da leitura para o trabalho acadêmico, quais os passos que devem ser realizados para que ocorra uma apropriação do conteúdo do texto. Dvemos realizar uma análise textual e análise temática, além de tópicos que devem ser apreendidos no ato de ler (tema, análise crítica, etc). Através de resumos você pode ter um guia do que é necessário ler.
Fichamento
O fichamento irá refletir o propósito do autor, ele irá guiar o fichamento para que este fique adequado a sua pesquisa, onde os pontos princiais, destacados pelo autor, são referencia para o seu trabalho. Fichas de comentários, de citações e de resumo.
Tipos de fichas: de autor, de citações, de leitura de livros e artigos, etc. Atualmente não existe a necessidade de elaboração de fichas separadas, e sim um arquivo de word
CItação direta: citação entre aspas - ipsis litteris - ou seja, transcrição exata do que o autor escreveu, com suas palavras. Com referência de autor e página.
Citação indireta: não é necessário página, pois o que é feito neste tipo de citação é o resumo do que o autor fala, em suas palavras. Assim, seria "Segundo o AUTOR (1998), tal processo ocorre ...." - requer que o pesquisador tenha feito uma leitura e visão crítica do assunto a ser citado.
Elaboração de fichas - exemplos: www.minhascitacoes.com.br;
Resenha- ao contrário do resumo, ele possui visão crítica do autor que a escreveu. Oferece informações sobre a consulta ou não do mesmo.
Muito raramente a resenha será usada no trabalho monográfico, ou seja, o que deve estar no trabalho é o resumo.
Resenha descritiva: descrever os conteúdos do trabalho.
Resenha crítica: elaborado por um especialista, que defende um ponto de vista e que conhece o contexto estudado na obra citada.
Para os trabalhos acadêmicos: melhor elaborar resumos das obras ou resenhas.