Postagem realizada em: 19/10/2009 às 09:30:41 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Suellen Cristine Cunha
Seminário: Introdução, Hipótese e Justificativa
Para iniciar o seminário os alunos mostraram um 'mapa' que exemplifica as diferenças entre projeto de pesquisa e a monografia propriamente dita - atentando para o fato de que estes exemplos estão inseridos num contexto especiico da instituição.
Outros exemplos citados pelo grupo foram os vários projetos de pesquisa, que variam conforme a instituição.
Linguagem do projeto de pesquisa: o texto de pesquisa deve ser claro, objetivo, preciso e conter uma linguagem impessoal. O uso de termos técnicos devem ser explicitados para evitar ambiguidade. Instrumento de argumentação: portanto deve segui o que foi explanado.
Construção lógica do texto: unidade com sentido intrínseco, autônomo, que seja claro para quem não leu o texto.
Introdução: não deve repetir o que foi escrito no resumo, além de não introduzir as metodologias. É o que mostra ao leitor o que será estudado, assim é o que "segura o leitor" (palavras da professora) - lembrei do termo usado no seminário "Superestrutura textual...." em que configuramos a introdução como cartão de visitas do trabalho.
Explicações sobre hipóteses - otelefone que não funciona!
É o que se pretende demonstrar, ao contrário do pressuposto que é o que já foi demonstrado
Problema - o telefone não funciona
Hipóteses: * Um cabo está com problema
* A conta não está paga
* etc
Portanto, as hipóteses serviram como guia, uma pseudo-solução. são provisórias e podem mudar.
Justificativas: qual a importância do projeto? É na justificativa que a importância do projeto deve ser exposta.