Seminário:  Introdução, Hipótese e Justificativa

Para iniciar o seminário os alunos mostraram um 'mapa' que exemplifica as diferenças entre projeto de pesquisa e a monografia propriamente dita - atentando para o fato de que estes exemplos estão inseridos num contexto especiico da instituição.
Outros exemplos citados pelo grupo foram os  vários projetos de pesquisa, que variam conforme a instituição.

Linguagem do projeto de pesquisa: o texto de pesquisa deve ser claro, objetivo, preciso e conter uma linguagem impessoal. O uso de termos técnicos devem ser explicitados para evitar ambiguidade. Instrumento de argumentação: portanto deve segui o que foi explanado.

Construção lógica do texto: unidade com sentido intrínseco, autônomo, que seja claro para quem não leu o texto.

Introdução: não deve repetir o que foi escrito no resumo, além de não introduzir as metodologias. É o que mostra ao leitor o que será estudado, assim é o que "segura o leitor" (palavras da professora) -  lembrei do  termo usado no seminário "Superestrutura textual...." em que configuramos a introdução como cartão de visitas do trabalho.

Explicações sobre hipóteses - otelefone que não funciona!
É o que se pretende demonstrar, ao contrário do pressuposto que é o que já foi demonstrado
Problema - o telefone não funciona
Hipóteses:  * Um cabo está com problema
* A conta não está paga
* etc

Portanto, as hipóteses serviram como guia, uma pseudo-solução.  são provisórias e podem mudar.

Justificativas: qual a importância do projeto? É na justificativa que a importância do projeto deve ser exposta.


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