Projeto de monografia

INTRODUCÂO - Apresentação do assunto (tema) e sua delimitação.

Ü O uso do corpus no ensino de EFL – inglês língua estrangeira

 

PROBLEMA - Trata-se de uma questão ainda sem resposta, sem explicação. A solução se dará por meio do desenvolvimento da pesquisa.

Ü Alunos de nível avançado encontram nas colocações dificuldades para atingir fluência oral (“falar como nativo”)

 

HIPÓTESE - É a resposta provisória que se dá ao problema formulado. Após o desenvolvimento da pesquisa, a hipótese poderá ser confirmada ou não.

Ü Atividades baseadas nos corpora de língua inglesa poderiam reduzir erros de colocação

 

OBJETIVO - É o resultado que se pretende obter com a pesquisa: o que o trabalho pretende estudar.

Ü Confirmar se o corpus é um instrumento válido para reduzir erros de colocação

 

REVISÃO DA LITERATURA - Como normalmente o tema da pesquisa já foi abordado em outros estudos, nesta fase do trabalho apresenta-se aquilo que já foi estudado sobre o assunto por outros pesquisadores.

Ü Linguistica de corpus (ver bibliografia preliminar)

 

JUSTIFICATIVA - Nesta fase deve-se destacar a importância do tema abordado. Por que o estudo em questão é importante?

Ü  Desenvolvimento dos corpora com o desenvolvimento da Internet (qualidade, quantidade, facilidade de acesso); estudos anteriores apontam para sua utilidade no ensino aprendizagem de língua estrangeira.

 

METODOLOGIA - Nesta fase são explicitados os procedimentos, as etapas do trabalho. Como se pretende realizar o estudo? Por meio de uma pesquisa bibliográfica? Uma pesquisa de campo, com questionário ou entrevista? Haverá tratamento estatístico?

Ü Pesquisa bibliográfica: revisão da literatura (lingüística de corpus), escolha do corpus (COCA – 400 milhões de palavras, 1990-2009), preparação das atividades (seleção dos termos baseada em levantamento prévio do nível de inglês oral dos alunos em falas gravadas), aplicação das atividades no grupo (3 turmas de nível avançado, ~50 alunos), gravação das falas nas atividades, comparação das falas.

 

RESULTADOS - Apresentação dos resultados obtidos.

Ü

 

DISCUSSÃO - Discussão dos resultados obtidos.

Ü

 

CONCLUSÃO - Apresentação dos resultados obtidos. A hipótese inicial foi confirmada, ou teve de ser reformulada em função desses resultados?

Ü

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Relação das fontes (livros, artigos e sites da INTERNET) consultadas.

Ü


© 2017 - 2025 by NeoCyber.