Postagem realizada em: 08/11/2009 às 22:19:02 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rita Costa Veiga Zamboni
Projeto de monografia
INTRODUCÂO - Apresentação do assunto (tema) e sua delimitação.
Ü O uso do corpus no ensino de EFL – inglês língua estrangeira
PROBLEMA - Trata-se de uma questão ainda sem resposta, sem explicação. A solução se dará por meio do desenvolvimento da pesquisa.
Ü Alunos de nível avançado encontram nas colocações dificuldades para atingir fluência oral (“falar como nativo”)
HIPÓTESE - É a resposta provisória que se dá ao problema formulado. Após o desenvolvimento da pesquisa, a hipótese poderá ser confirmada ou não.
Ü Atividades baseadas nos corpora de língua inglesa poderiam reduzir erros de colocação
OBJETIVO - É o resultado que se pretende obter com a pesquisa: o que o trabalho pretende estudar.
Ü Confirmar se o corpus é um instrumento válido para reduzir erros de colocação
REVISÃO DA LITERATURA - Como normalmente o tema da pesquisa já foi abordado em outros estudos, nesta fase do trabalho apresenta-se aquilo que já foi estudado sobre o assunto por outros pesquisadores.
Ü Linguistica de corpus (ver bibliografia preliminar)
JUSTIFICATIVA - Nesta fase deve-se destacar a importância do tema abordado. Por que o estudo em questão é importante?
Ü Desenvolvimento dos corpora com o desenvolvimento da Internet (qualidade, quantidade, facilidade de acesso); estudos anteriores apontam para sua utilidade no ensino aprendizagem de língua estrangeira.
METODOLOGIA - Nesta fase são explicitados os procedimentos, as etapas do trabalho. Como se pretende realizar o estudo? Por meio de uma pesquisa bibliográfica? Uma pesquisa de campo, com questionário ou entrevista? Haverá tratamento estatístico?
Ü Pesquisa bibliográfica: revisão da literatura (lingüística de corpus), escolha do corpus (COCA – 400 milhões de palavras, 1990-2009), preparação das atividades (seleção dos termos baseada em levantamento prévio do nível de inglês oral dos alunos em falas gravadas), aplicação das atividades no grupo (3 turmas de nível avançado, ~50 alunos), gravação das falas nas atividades, comparação das falas.
RESULTADOS - Apresentação dos resultados obtidos.
Ü
DISCUSSÃO - Discussão dos resultados obtidos.
Ü
CONCLUSÃO - Apresentação dos resultados obtidos. A hipótese inicial foi confirmada, ou teve de ser reformulada em função desses resultados?
Ü
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Relação das fontes (livros, artigos e sites da INTERNET) consultadas.
Ü