Relatório de Aula – CBD 200: Recursos Informacionais I

Relatora: Marina Correia Dantas


Aula ministrada na sala de Recursos Visuais na Biblioteca da ECA.

Inicialmente foram feitas as alterações no cronograma da matéria devido aos feriados.

Cronograma Atualizado:


09/11 – Controle Bibliográfico. Bibliografias. Seminários Alunos. (Comentários no Blog)

16/11 – Literatura cinzenta:Teses. Eventos. Relatórios. Seminários Alunos. (Comentários no Blog)

23/11 – ATIVIDADE EXTERNA e Elaboração do Guia (Versão Inicial) (Publicar na seção Inter-Ação do Nexus como Atividade Coletiva).

30/11 – Revisão Coletiva das Estruturas do Trabalho Final.

07/11 – Fontes de Dados Estatísticas. Almanaques. Fontes de Dados Geográficos. Seminários Alunos (Comentários no Blog)

14/11 – Seminários Alunos: sobre Trabalho Final Guias. Grupos. Publicar Trabalho Final na seção Inter-Ação do Nexus como Atividade Coletiva.

18/11 – Prazo final para a publicação do Trabalho no Nexus


Apresentação do Seminário de Alunos

Alunos: Amanda Pacini de Moura

Suellen Cristine Cunha


Tema: Controle Bibliográfico e Bibliografia


As alunas começaram sua apresentação falando sobre a informação e memória, mostrando e especificando o conceito da memória cientifica. Dizendo que a literatura e leitura conduzem ao conhecimento especificado.

Passamos pela diferença entre catalogo e bibliografia, sendo que a principal desigualdade discutida seria que a bibliografia ultrapassa os limites institucionais: ele tem um recorde no campo de conhecimento; e o catalogo está preso ao registro de um acervo em particular.

Bibliografia – construção a bibliografia delimita seu campo de estudo em determinado campo, define seu contexto:

Etapas: Pesquisa – buscas de informações (livros impressos, ou outros materiais); Transcrição; Descrição – características internas e externas, descrição física; Arranjo – disposição dos registros; Resumo (etapa acrescentada segundo experiencia e sugestão da professora)

os objetivos e finalidades propostos pela controle bibliográfico são tem como fornecer dados refentes a produção bibliográfica, auxilia o trabalho cientifico e principalmente é usado como um meio de consulta.

O grupo comentou também sobre os tipos de bibliografia que se podem encontrar e depois apresentou exemplos de algumas bibliografia trazendo exemplares impressos para o seminário.

Bibliografia nacionais – Bibliografias Nacionais não são impressas ou compostas desde 1993, sendo que sua história não tem uma constância de publicação.

Bibliografias comerciais – tem objetivo diferenciados da produção acadêmica, tem como interesse a divulgação da editora e este não tem um carácter de preservação cultural e também não abordam o tema da literatura cinzenta.

As alunas distribuíram bibliografias impressas e explicaram brevemente algumas das obras em relação a sua forma de recorte.

Discussão sobre instituições patrocinadoras ou que estão apoiando um produção deste estilo e os motivos que levaram as obras a serem composta. Também se falou sobre a necessidade existentes dessas instituições para a continuação deste tipo de produção.

Comentou-se sobre os números de controles como: ISBN (monografias – livros impressos), ISSN (seriados), ISMN( musica em partitura), ISAN (audiovisuais), DOI (materiais web). No brasil esta instituída a lei do “Deposito Legal” que exige a contribuição de pelo menos 1 exemplar a biblioteca nacional, obtendo assim também o ISBN.

Finalmente, o grupo explica um pouco sobre métodos de controle bibliográficos internacionais como o Método de Otlet e La Fontaine e o Controle Bibliográfico Universal (CBU) da IFLA E UNESCO.

A professora para concluir a apresentação sugere algumas modificações estruturais nos slides. Mesmo assim, a apresentação foi muito boa e explicativa do jeito que foi levada.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.