ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - AULA 30/11 - MATUTINO

Tema da aula: metodologia de pesquisa

Escolha do tema, recorte do tema (período, espaço,
abordagem),problema, metodologia. Revisão da literatura, saber o que já existe, diferentes tipos de correntes de pensamento

Há Estudo teórico e Pesquisa de Campo

Estudo teórico:
estudar diferentes tipos de correntes,
mostrar os diferentes autores

Pesquisa de Campo:
O pesquisador estuda a realidade, um determinado público com
ferramentas: questionário, entrevista,ou ambos.Observação.
Abordagens: quantitaiva ou qualitativa

Quantitativa (pressupõe conhecimentos prévios de
estatística).Fazer survey = fazer pesquisa de campo com abordagem quantitativa,

Qualitativa
Permite ter quantidades menores, não precisa ter uma
quantidade mínima , posso trabalhar com uma amostra de menos
de cem elementos, pois a pesquisa é exploratória.Mostra
tendências e não estudos concretos, pois a amostra é menor.
Este tipo de pesquisa indica, supõe e não afirma, conclui.


-Estudo de caso
Utiliza:
-entrevistas, possui característica mais pessoal do que questionário, pressupõe contato presencial
-questionário: ferramenta mais barata, pode ser mais impessoal. Pode
identificar ou não quem irá responder,depende do objetivo do trabalho.
As perguntas podem ser: abertas ou fechadas:

Pergunta aberta= mais complexo lidar com a tabulação das
respostas
Pergunta fechada , oferece maior grau de objetividade, já
oferece os limites das respostas, os cenários...
Recomendável ser cinco perguntas fechadas e uma aberta.

Caracterizar a amostra da pesquisa: quem estou pesquisando? perguntando?

-Pesquisa participante- estudo etnográfico- observa o caso,
público, realidade.


Cronograma de 24 meses (2 anos)
para a pesquisa

Cronograma de 6 meses para o projeto de pesquisa


Projeto de pesquisa: primeira abordagem para universo eleito, mostrar suposições e não confirmações.




Referências: usar numeração junto com a citação de autores: exemplo : http://www.dgz.org.br/out09/F_I_aut.htm
DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.10  n.6   dez/09

Até a próxima aula!

© 2017 - 2025 by NeoCyber.