Postagem realizada em: 07/12/2009 às 10:11:30 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Bruna Bacalgini
RECURSOS INFORMACIONAIS I - 07/12 - MATUTINO
Apresentação do seminário Fontes de dados estatísticos, Almanaques, Fontes de dados geográficos pelas alunas Marina, Carolina e Verônica.
Foi muito proveitoso, pois o seminário ocorreu na biblioteca da FAU, a qual possui diversos tipos de materiais adequados ao tema do seminário. Tivemos contato com exemplares, mapas, anuários, almanaques com certas especificidades que talvez não encontrariamos em outras bibbliotecas. Conhecer o acervo das diversas bibliotecas da USP é muito enriquecedor.
Almanaque:
Publicação anual, generalista (caráter enciclopédico), utilitário. Visa tratar assuntos como um todo e não se aprofundar nos assuntos.De caráter regulador (traça fatos de acordos com uma linha temporal)
Tipos de almanaques: literários, científicos, curiosidades, astronômicos, entre outros. Assemelha-se a uma enciclopédia temática.
Origem: a palavra almanaque tem a mesma origem da palavra calendário
Primeiro almanaque documentado na história: 1455 na Alemanha.
Primeiro almanaque no Brasil: 1829, escrito por um francês
Fontes de dados estatísticos:
Obras que divulga em números fatos, situações em forma de tabelas, gráficos, diagramas.
Tipos de fontes de dados estatísticos: anuários, boletins estatísticos, censos ou recenseamentos, estudos estatísticos, sinopses estatísticas, relatórios anuais
A diferença entre anuários e relatórios anuais, segundo o grupo, é que o anuário é mais específicos.
Fonte de dados geográficos:
Traz dados sobre relevo, clima, hidrografia de determinados locais, situações. Representado em boa parte pela Cartografia
Histórico: na Grécia Antiga muito utilizado para navegações e conquistas de territórios
Com início das Grandes Navegações, a cartografia se ampliou, principalmente em relação a avnços técnicos, tornando-se ciência, porém o grupo que tinha contato com a cartografia era a alta hieraquia (monarcas, membros da Igreja)
Atlas não é só de caráter mundial, mas pode ser temático.
Importante saber quem fez o mapa, a instituição responsável , pois esta funciona como uma casa editora, a qual atribui credibilidade a obra.
Diferença entre mapas e plantas: mapas cobrem uma área geográfica maior,já plantas cobrem áreas pequenas e com maior detalhes.
Até próxima aula!
