O inicio da pesquisa quantitativa deu-se no positivismo - a ciência explicando o mundo, a separação do elo ciência/religião (séc. 19) e há uso de estatistica. Por isso, é preciso ter uma amostra válida para pesquisa para que os resultados possam ser generalizados.  

Pesquisa qualitativa - surgiu com a Antreopologia e Sociologia e é usada nas ciências humanas. Uso de descrições, comparações, opiniões. Amostra pequena e obtida através de campo, exploratória pois visa interpretar o que estuda, trabalhando com um pressuposto. Não generalista porque é subjetiva, não reflete o todo. Mostra tendências.

Fases da pesquisa qualitativa - fase exploratória, trabalho de campo, análise

1. definição do estudo, ou seja, a hipótese, levantamento bibliográfico

2. Pode ser feito através de vários meios (face a face, internet, telefone) e é um importante meio para o pesquisador conhecer profundamente o local de estudo.

3. Análise dos dados, para elaboração de considerações finais.

Pesquisa-ação:

Pesquisa participante: atividade educativa de investigação social, surgiu na América nos anos 60. Intuito de se obter plena párticipação da comunidade na análise de sua própria realidade. Para os pesquisadores é preciso conhecer a realidade da qual irão fazer o estudo. Além disso, esse tipo de pesquisa possibilita compreender, intervir e transformar a realidade. Possui uma quarta fase, que é uma elaboração de um Plano de Ação, para contribuir com a sociedade.

A pesquisa participante não é destinada a grupos sociais oprimidas, pode ser aplicada a outros universos.

Estudo de caso: investigação empírica, com planejamento, coleta e análise de dados. Análise profunda de uma unidade(pessoa, instituição, etc.). Pode ser: intriseco ou particular, instrumental () e  coletivo.

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.