Um mundo sem aranhas
Postagem realizada em: 26/03/2007 às 09:02:38 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rodinaldo Alves dos Santos

Um mundo sem aranhas
Quando se fala em teia logo se lembra de algo que forma uma grande barreira feita para capturar algum inseto desavisado que por ela passar. Para isto a teia da aranha tem que ser viscosa e prender o inseto por tempo suficiente para que a aranha venha e injete nele seu veneno. Se compararmos a grande rede mundial de computadores com uma teia de aranha vamos ter o fato de que os fios conectam um computador aos outros e por isto talvez possamos chamar isto de teia ou rede. Rede é uma outra palavra curiosa. Diz respeito a fios entrelaçados de forma a formarem um tecido, mas se lembrarmos da rede dos pescadores vamos ter também um artefato que serve para segurar o peixe e traze-lo a tona cativo e pronto para ser devorado. Isto ocorre com o peixe porque os vãos que a rede tem não o deixam passar e seguir seu caminho.
As pessoas não se dão conta do quanto tempo ficam presas na rede ou na teia. Já passou por aquela experiência em que você abre a net só pra ver o e-mail e acaba se perdendo nos links e lembrando de ver varias outras coisas e quando vê a hora passou? Ou pior, já entrou na net para fazer uma busca e os resultados foram tantos que teve que ficar um tempão selecionando o que era e o que não era pertinente a sua busca? Bom, muitos de nós sabe fazer um novo grupo de discussão, colocar um novo tópico no forum ou abrir uma nova comunidade de interesses. Mas se alguém quiser achar aquilo que postamos ou as paginas que geramos na net como vai proceder para encontrar? A quantidade de informação é tão absurda que uma pessoa poderia ficar dias para selecionar as paginas que realmente lhe interessassem em uma pesquisa. É um verdadeiro Matrix. Pessoas conectadas dia e noite na rede oferecendo sua energia de graça para dar e conseguir algum tipo de informação.
A buscabilidade, um neologismo da web, pode ter a ver com a facilidade com que uma pagina pode ser encontrada. Logo teremos paginas de baixa e de alta buscabilidade. Se a sua informação na net tem buscabilidade ela é util, se nao tem, ela é fútil ja que informação stagnada não serve para nada.
Em 1990 dois estudante acharam que era hora de melhorar a forma de pesquisar na web e fizeram o Archie, que foi um precursor do google. Mesmo com todos estes mecanismos de busca que temos hoje: Google, Altavista, Yahoo, MSN e outros, ainda temos um longo caminho a percorrer para que as pesquisas sejam facilitadas e para que encontremos mais rápido aquilo que procuramos na net. Ficaremos cada vez mais presos á grande teia por mais tempo a medida que as informações aumentam e o tempo de resposta tem que diminuir, o ruído tem que ser suprimido e o silêncio tem que ser evitado nas pesquisas. Sim, temos muitas pessoas que não sabem como utilizar as ferramentas já disponíveis da melhor forma possível, mas também temos ferramentas que ainda trazem, como diz a nossa querida professora Joana Smith, tanto cadeira como ensacadeira. Se a pesquisa é textual isto pode e vai ocorrer, aumentando assim o índice de ruído.
Por outro lado não dá mais para imaginar o mundo sem as aranhas robôs que vasculham a net todos os dias trazendo a tona novas informações sobre tudo. Este texto que você está lendo agora vai provavelmente estar disponível em um mecanismo de busca no maximo dois ou três dias depois de ser postado. Um mundo sem os robôs aranha que estão atentos a qualquer mudança no conteúdo das paginas dos sites seria repleto de escuridão e lentidão nas pesquisas. Por isto hoje além do índice de citação que uma pagina ou um artigo possa ter, temos que pensar principalmente no índice de buscabilidade da informação. Se o que estamos postanto é fácil de ser encontrado caso alguém procure e qual é a colocação de nossa informação no rank quando a informação for recuperada. Sabemos que o internauta é muito impaciente e olha normalmente apenas os 10 ou 20 primeiros resultados de sua busca. Assim, definir e operacionalizar o que vem a ser buscabilidade é uma tarefa imprecindivel para a atualidade.
referencia:
http://www.imasters.com.br/artigo/5444/comunicacao/a_historia_do_tempo_dos_buscadores/