[Orientação à Pesquisa Bibliográfica]
Seminário 6 - Categorização das Pesquisas: pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, estudo do caso, pesquisa-ação, pesquisa participante.
 
Segundo um comentário da professora durante a apresentação do seminário, a pesquisa quantitativa é mais comum nas Ciências Naturais (Engenharia, Física, Matemática, etc), enquanto que a pesquisa qualitativa é mais comum nas Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, Comunicação Social, Psicologia, etc).

Durante uma pesquisa pela internet, achei alguém comentando que para fazer pesquisa qualitativa de qualidade, é preciso entender o Paradigma Interpretativo da Ciência. Procurando sobre esse assunto, achei o seguinte trecho em um artigo:

"O paradigma interpretativo, que surge em meados dos anos 80, se baseia na ciência hermenêutica, considerando que as ações humanas apresentam intencionalidade e motivações diversas, buscam entender o propósito social e os padrões cotidianos de comunicação que criam e sustentam suas regras e seus significados.

No paradigma crítico existe um interesse específico pelo conhecimento que explicita aspectos da dominação de grupos ou indivíduo sobre outros, de maneira a informar esforços objetivando melhorar a condição de vida humana e a justiça social. "

Interessante, não?! =]

Ref.: http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/564.htm

© 2017 - 2025 by NeoCyber.