1ª aula
Ocorreu a apresentação da disciplina e seu cronograma. A demonstração do Portal Nexus mostrou como se cadastrar, criar um blog, fazer postagem de atividades individuais e coletivas. Houve também uma explicação superficial do trabalho final da disciplina, o projeto para uma monografia.

2ª aula
Revisitando a História da Ciência para entender a pesquisa científica e as Diversas formas de "Conhecer" . Apresentação das diferenças entre os modos de conhecer e saber sendo eles o mito, o  senso comum, a filosofia, a arte e a ciência. A partir da descrição das características de cada um deles a professora lançou uma “brincadeira” para que os alunos começassem a classificar as formas de saber e conhecer da nossa sociedade. Foi interessante pois houve divergência em alguns e total desconexão em outros.

3ªaula
Uma explicação profunda do que é a pesquisa cientifica e esplanação do trabalho final da matéria como forma de avaliação da mesma.

4ªaula
Atividade externa_ publicação da resenha de um livro sobre as teorias e praticas da pesquisa cientiíicas. A indicação de livros desse tema estavam disponíveis nas referências bibliograficas do curso.

5ªaula
Delimitação do Tema e do Problema
Os alunos tiveram bastante embasamento teórico e souberam explicar para os demais as barreiras existentes nessa etapa da pesquisa científica assim como as ferramentas para superá las.

6ª aula
Monografa: Superestrutura e características gerais. O
grupo usou de muitos recursos visuais como, modelos prontos, para auxiliar o entendimento dessa etapa. 7ª aula levantamentto bibliográfico, leitura, fichamento e Resenaha. Uma etapa importantissíma da monografia que diz praticamente como a pesquisa se encaminhara ao longo dos meses, sua organizão e planejamento deve ser levado com seriedade. O seminário foi extenso porém muito proveitosso.

8ª aula Introdução, Hipótese e Justificativa
. As explicação das etapas principais do inicio do projeto foram de grande importancia para iniciarmos os nossos projetos. que deverem ser publicados no portal de acordo com suas etapas e finalmente todo conjunto fechado.

9ªaula

Publicar Tema, Hipótese e Justificativa_atividade externa
Meu grupo postou na data determinada, pórem ficamos sabendo na aula seguinte que teria que ser revisto por muitos problemas estruturais. Foi necessário reler as apresentações anterioes bem como consultar algumas referências do portal.

10ªaula Pré-projeto da pré-Projeto da Monografia: discussão em sala de aula dos trabalhos iniciais publicados pelos alunos.Essa aula como já disse gerou uma grande confusão pois muitos temas, hipóteses e Justificativas estavam fora do padrão. Dessa vez quem explicou como deveriam ocorrer as formulações dessas etapas foi a professora.

11ªaula

Normalização de Trabalhos Científicos: Normas ide Referenciação Bibliográfica Internacionais e Brasileiras. Esse seminário foi elaborado pelo meu grupo,fizemos  um levantamento bibliográfico sobre o assunto e utilizamos modelos prontos para exemplificá lo nos slides, e essas normas devem ser levados a sério, pois são estabelecidas para padronizar os trabalhos para que possam ser "entendiveis" para todos.

12ªaula

Categorização das Pesquisas: pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, estudo do caso, pesquisa-ação, pesquisa participante. Esse seminário nos mostrou as possiveís ferramentas que temos disponíveis para estudar e explorar nossos temas, problemas, justificativas e hipóteses.

13ªaula

Publicação da versão inicial da monografia_ meu grupo não estava nessa parte do porjeto por novamente apresentar erros na formulação do tema, do problema e da hipótese. Utilizamos o dia sem aula para uma revisão das aulas e assuntos transmitidos.

14ªaula

Metodologia para Realização das Pesquisas – pesquisa de campo, questionário, entrevistas - discussão em classe. Nessa aula a professora nos explicou e exemplificou através de conversas abertas modos e maneiras para a realização de campo, ela também indicou as melhores  metodologias para cada tema que havia sido proposto pelos alunos e auxíliou mais uma vez no andamento do projeto.

15ªaula

Orientação Coletiva em classe para o Trabalho Final.Nessa aula tivemos uma orientação de grande valia para concretizar e corrigir todos os erros do projeto, mais uma vez questões sobre levantamento bibliográfico foi indicada pela professora para melhor entender a problemática do nosso tema.

16ªaula

Todos os grupos fizeram um making off sobre suas trajetorias até a conclusão do projetos. Muitos grupos apontaram seus erros e o modo como corrigiram o que mostrou a diviguldade de se fazer um projeto de monografia sem um planejamento correto e sem embasamento teórico.

17ªaula

Publicamos a versão final da nossa monografia, sem saber exatamente se estava correta, pois pela nossa falha na publicação inicial não podemos nos orientar com a professora sobre o andamento do projeto. Mas acreditamos estar correta pela nossa preocupação em se basear na bibliografia indicada pela professora, pelas horas de estudo e pela dedicação de cada integrante.

Essa disciplina adquiri um valor especial na mionha vida acadêmica pois não só me ensinou o quanto é dificil planejar uma monografia, como me mostrou a necessidade de organização e planejamento para que as coisa deêm certo. Acredito que aplicarei seus conteúdos de diversas formas durante o decorrer do meu curso.

Obrigada pela atenção e dedicação Professora Brasilina, a senhora sabe como foi dificil concretizar esse projeto de forma correta.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.