Passarelli, Brasilina. Do Mundaneum à WEB Semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.9  n.5 out/08.  Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out08/Art_04.htm> Acesso em 01 mar.2010
 
O texto da professora Brasilina Passarelli ressalta a pertinência das discussões a respeito de temas como autoria e autoridade das fontes de informação, sobretudo no contexto da sociedade em rede, momento que a sociedade contemporânea vivencia, atrelando a produção do conhecimento, como também a sua disseminação, aos sistemas eletrônicos de comunicação, a WEB. Há a recuperação histórica de conceitos, que embora tenham sido criados em uma sociedade sem os recursos informacionais da atualidade, já carregavam os princípios do que hoje, tão automaticamente, nos referenciamos, como os termos hipertexto e rede de conhecimento, ambos criados por Paul Otlet.
A autora apresenta a trajetória desta ideal de se constituir o controle universal da produção intelectual humana; protagonizado por Otlet, que se utilizava dos sistemas de classificação do conhecimento baseada na Classificação Decimal de Melvil Dewey (CDD) – a Classificação Decimal Universal (CDU), com o objetivo de desenvolver uma enciclopédia universal criada a partir do acervo coletado e indexado. Estas ideias repercutiram na busca de ferramentas para o controle bibliográfico e acesso à informação, como o motores de busca , desde o Memex até o hipertexto.
O texto acrescenta a historiografia dos pesquisadores e de seus trabalhos sobre a world wide web, faz referências de autores e criadores como Ted Nelson, Berners-Lee, e Fred Turner, como também sinaliza a respeito das dificuldades de ser administrar as tags de entrada de dados, além de observar a perspectiva do nível de acesso e de a informação ser tratada, então, com igualdade, balizado no aspecto cultural da sociedade dos anos 1960 e 1970. Permeando as discussões de acessibilidade e igualdade no que tange o contato com a informação, ocorre uma revolução nos conceitos de autoria e autoridade das fontes de informação nas plataformas open access, conforme a autora ressalta. Isto porque, a autoria coletiva e cooperativa nos ambientes virtuais, por meio de diferentes estruturas como as plataformas wiki (sites que permitem ao usuário agregar ou editar informação) diluem a autoridade ao mesmo tempo que se pretende referendar o coletivo. Algo no sentido de que se algo repetido incontáveis vezes poderá alçar o conceito de verdadeiro. Perspectiva debatida por autores como Lanier. A Wikipédia está no centro destas discussões.
O tema é amplo, o texto providencia um roteiro de pesquisa. Acrescento uma informação: Ted Nelson já deu entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, apresentando seu conceito de hipertexto e falando das pedras do caminho da web... Segue o link:
 

© 2017 - 2025 by NeoCyber.