Aula (26/03) - Comentários sobre o seminário de Bases Catalográficas

 

O seminário foi iniciado com a retomada de alguns conceitos relacionados ao tema como informação, informática e bases de dados catalográficas, embora a questão não pudesse ter sido aprofundada em função da exigüidade de tempo. Logo em seguida foram retomados os principais marcos históricos do desenvolvimento da internet e das bases de dados. Foi discutido o desenvolvimento inicial da internet, lançada comercialmente nos Estados Unidos da América (EUA) no início dos anos 1980, do protocolo TCP/IP, elemento técnico essencial à sua operacionalização, bem como da interface gráfica. Destacou-se neste processo de evolução técnico-científica a emergência, nos anos 60, das primeiras grandes bases catalográficas privadas do mundo, a ORBIT* e a DIALOG*, seguidas de outras não menos importantes como a STAIRS (STorage And Information Retrieval System , lançada pela IBM.

Como exemplo foram exploradas duas bases catalográficas disponíveis on-line, a saber, a Library of Congress (Biblioteca do Congresso dos EUA), e a SABi (Sistema de Automação de Bibliotecas), catálogo on-line do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi discutido o histórico de cada uma das bases, detalhado o conteúdo específico de cada uma, bem como explorados as formas de acesso, as rotinas de processamento técnico e os formatos de entrada e saída dos registros nelas disponíveis. O seminário destacou-se pela profundidade com que os temas foram abordados, embora o modo de apresentação possa ter gerado dificuldades pontuais, especialmente no que se refere à concepção das telas projetadas.

Dentre os diferentes temas discutidos, me intrigou a situação da Library of Congress (LC). A qualidade do processamento técnico, a velocidade com que este é realizado (permitindo atualização diária dos registros), o volume de material disponível (mais de 14 milhões de registros, que incluem mesmo aqueles itens adquiridos pela LC desde os anos de 1860), a possibilidade de realização de estratégias de pesquisa com uso de caracteres de diferentes, alfabetos, além da manutenção escritórios regionais em outros países para coleta da produção em língua extrangeira,tornaram a LC uma referência internacional aos centros de pesquisa e pesquisadores individuais de todo o mundo.

Acredito que seja pertinente aqui uma reflexão sobre tais qualidades: deve-se única e exclusivamente à qualidade da formação dos profissionais estadunidenses, à cultura de valorização do conhecimento científico lá existente, ou também à capacidade de financiamento daquela instituição por parte do governo dos EUA? A possibilidade de implantação de bases catalográficas de acesso gratuito, como a LC, exige a arrecadação de imenso volume de recursos por parte do poder público e da decisão socialmente compartilhada em relação a sua destinação. Neste sentido é que uma prática profissional conseqüente envolve uma reflexão sobre o contexto social historicamente determinado que nos envolve; uma reflexão, por exemplo, acerca dos mecanismos de desvio de parte significativa das riquezas produzidas coletivamente em nosso país para as mãos de poderosos grupos econômicos privados, nacionais e estrangeiros, que se enriquecem às custas do empobrecimento material e cultural de amplas parcelas da população brasileira.


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