Postagem realizada em: 15/03/2010 às 13:50:28 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Joao Pedro Alves Cardoso
Recursos informacionais II
Breves apontamentos sobre os trabalhos de graduação (temática ISI) dos discentes da turma anterior (2009)
PEDROZA, Gustavo Radamés Silva; BRITO, Edilson Nazareno dos Santos. Bases de dados ISI. São Paulo, 2009. Trabalho de graduação apresentado ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/ver_atividade.do?id=1128>. Acesso em: 08 mar. 2010.
O trabalho que, de início, apresenta justificativa e metodologia de desenvolvimento, traz um breve histórico acerca do ISI (Institute for Science Information), o qual, da sua proposta de criação, objetivava "oferecer informações atualizadas e de qualidade aos pesquisadores dos diversos campos do conhecimento."
No decorrer de seu desenvolvimento, os discentes explanam, de maneira exaustiva e didática, tópicos acerca de produtos, recursos e serviços de informação (os quais cobrem diversas áreas do conhecimento) mantidos hoje pela instituição.
ANTUNES, Abraão; QUADROS, João Pedro de; ROSSATO, Otávio; SOUZA, Paula. ISI Web of KnowledgeTM. São Paulo, 2009. Trabalho de graduação apresentado ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://nexus.futuro.usp.br/ver_atividade.do?id=1129>. Acesso em: 08 mar. 2010.
O trabalho dos alunos começa expondo o que é o ISI ("é uma companhia publicadora de bases de dados, cujo objetivo é oferecer uma cobertura abrangente da mais influente pesquisa realizada no mundo todo. É vinculada à Thomson Co. e fornece assinaturas de diversos serviços de informação.").
Em seguida, como no primeiro trabalho analisado, é apresentado um histórico sobre a instituição e, para finalizar, são explanados tópicos sobre dois dos produtos sob responsabilidade do Instituto: o Journal Citation Reports ("publicação que se dedica a avaliar o impacto científico (fator de impacto) de um grupo de 5.330 periódicos, que cobrem 160 campos do conhecimento científico, onde estão disponibilizadas, para os usuários, aproximadamente 3.000 referências por semana, que foram citadas em cerca de 17.000 artigos") e o Web of Science ("base de dados que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, apresentando as referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram, com referência a outros trabalhos").