Transcopyright, por Ted Nelson
Postagem realizada em: 09/03/2010 às 14:50:23 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Amanda Pacini de Moura

Tarefa da aula de 08/03
Theodor Holm Nelson, ou Ted Nelson, é conhecido como um dos pais da Internet por ter cunhado o termo ‘hipertexto’. Nascido em 1937, formado em filosofia e sociologia, Nelson é um dos pioneiros da revolução dos computadores da década de 1960; considerado por muitos um visionário, ele afirma que sua atividade é a de “construir paradigmas”, e que os conceitos de computação e hipertexto deveriam ser estabelecidos de outra maneira.
O conceito de hipertexto de Nelson, a partir do qual foram constituídos seus principais projetos, Project Xanadu® e Transcopyright é diferente do utilizado na web, pois envolve uma ligação de “duas mãos”: se um determinado documento está ligado ao outro, esse outro também remete ao primeiro, permitindo comparações em paralelo entre os documentos conectados. Os hipertextos poderiam ser construídos através de dois tipos de ligações diferentes: links, que conectariam objetos diferentes, porém relacionados; e tranclusions, que fariam a ligação entre objetos ou porções iguais encontradas em diferentes documentos. As conexões estabelecidas por links e tranclusions permitiriam que trechos de diversos documentos fossem reutilizados e constituíssem novos documentos, sem que sua origem fosse perdida; dessa forma, detentores de direitos autorais, por exemplos, poderiam continuar sendo remunerados sem que isso constituísse empecilho para os diversos usos dados aos produtos pelos usuários.
O hipertexto, portanto, se baseia na idéia de que documentos, informação e idéias mudam constantemente, sendo reutilizadas e adquirindo novas formas, gerando novos dados; também pressupõe, segundo Nelson, que as conexões entre as idéias, e, portanto, o raciocínio, é mais espacial do que linear, e que um sistema que favoreça a construção de um espaço multidimensional de conexões permite novas leituras, novos insights, favorece o processo criativo.
Referências:
Os sites pessoais de Ted Nelson: <http://xanadu.com.au/ted/> e <http://ted.hyperland.com>, que apresentam resumos e esquemas de algumas de suas idéias, e Orality and Hypertext: An Interview with Ted Nelson, a transcrição de uma (curta) entrevista cedida por Nelson em 1996. Sugiro a leitura das primeiras duas questões, onde ele explica um pouco da (interessantíssima) lógica por trás de seus projetos.