Revolução informacional


O vídeo "Information R/evolution", produzido por membros da Universidade de Kansas, nos mostra como ficou difícil gerenciar a internet: tornou-se um desafio diário para grandes especialistas, estudiosos, engenheiros e cientistas da informação.

Nos últimos 30 anos o conteúdo criado da internet cresceu assustadoramente. O que pensar do que será criado nos próximos 30, levando em conta o ritmo que cresce a tecnologia que cerca a internet?

Conforme a internet adquire nova forma, novos métodos de busca e de recuperação da informação precisam ser estudados. O YouTube, por exemplo, mudou sua cara e sua busca desde que suegiu, em 2005. Seu buscador foi melhorado, o suporte a videos em alta definição foi implantado, e, mais recentemente, é possível adicionar uma legenda a um vídeo, em vários idiomas -- pode-se, inclusive, contribuir com a tradução de uma legenda.

Uma das questões mais pertinentes mostradas no vídeo é a questão do valor da informação. Diante da imensidão anárquica e inesgotável da informação, qual delas terá seu devido valor? Talvez do mesmo jeito que uma publicação adquire visibilidade: com conteúdo primoroso e farto acesso. Porém, maior valor terá o jeito de como as informações são gerenciadas.

Contudo, a internet não abrange apenas informações de cunho textual, e sim de todo cunho audiovisual. E um fato interessante é que qualquer material pode ser recuperado. Se quiser, por exemplo, encontrar fotografias da viagem de alguém para Vonuatu, o Flickr está lá.

No futuro, computadores não irão dominar a humanidade, como muitos pensam.
Aqueles que dominarão os computadores serão aqueles que dominarão a humanidade.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.