RECURSOS INFORMACIONAIS II - AULA 15/03 - MATUTINO

Hoje discutimos as atividades postadas na aula anterior, as quais abordaram sobre pessoas que fizeram parte da formação e evolução da Internet, também foi colocado nos blogs dos alunos tipologias de bases de dados.

A professora mostrou o histórico da Internet, ressaltando o jogo de poder entre as diferentes empresas e personalidades que elaboram mecanismos e recursos para a Web.

Houve apresentação do video "JISC Libraries of the future" e "Information Revolution", ambos tratando dos diferentes métodos e instrumentos que serão/são adotados para lidar com a informação, revelando também que ambientes de informação, como a biblioteca precisa se adequar ao surgimento das novas tecnologias.

Atividade proposta em sala de aula:

Todos falam de uma revolução tecnológica ou revolução da informação, gostaria de fazer um breve texto sobre revoluções tecnológicas e sua relação com a informação:

        Revoluções tecnológicas ocorreram em diversos momentos históricos, não é apenas no final do século XX que se começou a ter uma revolução tecnológica. As Revoluções Industriais também são revoluções tecnológicas, a primeira Revolução Industrial trouxe como novidade a máquina a vapor, a qual possibilitou uma mudança significativa nas atividades produtivas. Já na segunda Revolução Industrial o motor de combustão e o emprego da eletricidade são tecnologias que despontaram naquela época e que também provocaram transformações nos modos produtivos e econômicos. Esses eventos históricos tiveram grande relevância, pois não só mudaram processos técnicos, produtivos e econômicos, como também alteraram relações sociais. A informação e o conhecimento são elementos importantes nessas revoluções industriais, pois permitiram o aparecimento de invenções, técnicas e processos que não existiam ou não eram plenamente desenvolvidos, além disso, havia uma configuração social, cultural, econômica e material que também possibilitou o acontecimento dessas revoluções.                                                                                  

          A atual revolução tecnológica que vivemos se diferencia das anteriores, pois ocorre de forma muito mais rápida, integrada, potente, influenciando não só o domínio do trabalho e da economia, mas na forma como comunicamos, estudamos, pesquisamos, divertimos e criamos. A informação, como em contextos históricos anteriores, também é fundamental para criação e desenvolvimento de processos, serviços, técnicas e produtos.A informação foi e é essencial para o homem poder conhecer, estabelecer diálogos, inventar, produzir, desenvolver-se em grupo social junto com uma linguagem, ter um referencial para se situar numa discussão, leitura, etc.

       Um dos aspectos mais notórios dessa revolução tecnológica é a sua presença marcante não só na esfera econômica, industrial, cientifica e política, mas na social e cultural, a tecnologia acaba se tornando parte do cotidiano humano. A tecnologia oferece um suporte material para o acesso, compartilhamento, produção, armazenamento, recuperação e comunicação da informação com maior rapidez, facilidade e menor custo.

        Percebe-se que a informação e as tecnologias estão relacionadas por uma nova perspectiva, a informação não é mais apenas um subsídio/insumo para o desenvolvimento de projetos, objetos e processos novos, possui uma utilização muito mais dinâmica e orgânica, envolve processos culturais, sociais, políticos, econômicos e produtivos para a expansão, geração e difusão de mais informações e conhecimentos, além de ser utilizada no ponto de vista de comunicar e vincular pessoas, produtos e serviços.   Assim, as tecnologias não  são  mais  meros  instrumentos  controlados pelo ser humano    e     sim meios que são utilizados para o homem desenvolver novos produtos/bens/técnicas/conhecimentos, o homem passa a trabalhar efetivamente em conjunto com as tecnologias.
Até a próxima aula!

© 2017 - 2025 by NeoCyber.