Atividade individual - Resenha do texto
Postagem realizada em: 24/06/2010 às 10:17:58 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Luciana da Silva Tavares
Isso sim é Revolução
Revista Veja
Resenha:
O Google fecha acordo com algumas das mais importantes universidades do mundo (Nova York, Stanford, Harvard, Michigan e Oxford), com o intuito de digitalizar aproximadamente 16 milhões de livros dos acervos de tais bibliotecas.
O projeto batizado de Google Print permitirá que grande número de obras possam ser consultadas via internet.
Na internet já existem sites onde é possível acessar o conteúdo de obras clássicas, entretanto o que o Google pretende oferecer é a combinação de biblioteca e programa de busca.
A intenção do Google é permitir que ao buscar na internet o livro desejado, o usuário ao clicar no nome da obra, possa imprimi-la sem grandes dificuldades, caso esta já se encontre em domínio público; e se esse não for o caso, o internauta será encaminhado a uma loja (real ou virtual), onde possa efetuar a compra do livro desejado.
Segundo João Gabriel de Lima, autor do artigo, a Biblioteca virtual do Google pode ser entendida como uma Revolução, na medida em que permite a “leitura remota instantânea de documentos”, além de tornar o conhecimento cada vez mais acessível, função mais nobre do que a da internet como mera ferramenta de entretenimento com suas páginas de jogos e de relacionamento.
Um dos grandes desafios dos buscadores na internet é o de aperfeiçoar e otimizar os métodos de busca, para que assim os usuários não se percam diante de um grande número de informação recuperadas, mas que na sua maioria são irrelevantes.
O Google Print trouxe também uma polêmica diante do mundo editorial em relação à questão dos direitos autorais. Segundo representantes do Google, os editores não deveriam se preocupar com esta questão, pois a empresa respeitará os direitos autorais; além disso, o Google Print servirá como uma ferramenta de divulgação e de indicação das obras.
Apesar dos grandes avanços na tecnologia dos buscadores de informação pela internet, muito ainda há para ser pesquisado e desenvolvido, pois cada vez mais os usuários buscarão ser atendidos pela internet em seus interesses específicos.