Postagem realizada em: 16/04/2007 às 11:40:24 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Rodinaldo Alves dos Santos

Foram apresentadas as várias bases de dados nacionais.
A professora insistiu na idéia de que devemos conhecer as origens das instituições e o contexto em que elas surgiram. Isto é importante para a confiabilidade do conteúdo oferecido.
Foi mostrado bases de dados importantes como o IBGE que é uma base antiga fundada em1936, o IBGE é o maior banco de dados sobre o Brasil.
Foram vistas bases de dados como do DIEESE
http://www.dieese.org.br/ped/bd/info.xml
, Fundação SEADE
Notamos dificuldade em chegar aos dados específicos mesmo a base não sendo paga. Parece que é um outro tipo de visão que temos que ter para conseguirmos chegar aos numeros desejados com a pesquisa. Em alguns casos as bases de dados apenas listam outras bases não produzindo conteúdo. São bases de dados referenciais. Exemplo a COMEX é referencial da bases do CNI.
As bases de dados da ONU oferecem os dados on line mas a obtenção dos mesmos, como em todas as bases, vai depender da estratégia de busca. Fizemos uma busca sobre a mortalidade de crianças no Brasil. Link abaixo.
http://mdgs.un.org/unsd/mdg/Search.aspx?q=brasil%20children%20mortality%202000%202007
Também vimos uma base interessante que fornece dados comparativos entre paises.
http://cyberschoolbus.un.org/infonation3/menu/advanced.asp
O seminário foi interessante e a partir dele creio que poderiamos propor um repositório dos links desta categoria no próprio NEXUS para que os trabalhos não ficassem perdidos por tema. Cada grupo poderia reunir os links relevantes encontrados e colocar o link com uma pequena descrição de para que servem e do nivel de acesso que dão.