M.C. Escher. Relativity, 1953
Postagem realizada em: 28/06/2010 às 23:17:32 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Renato Motta Noviello

Encerramento da disciplina
Chega ao fim mais uma disciplina estudada no âmbito da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: "Recursos Informacionais II".
Durante o semestre a comunidade discente pôde avaliar e conhecer melhor novos recursos informacionais: as bases de dados. E de vários tipos: catalográficas/bibliográficas, numéricas, de textos completos, as bases de dados do ISI, etc.
As bases de dados hoje, principalmente de caráter on-line, diante da Web 2.0, são imprescindíveis dentro da internet. Uma infinidade de informações, multiplicada de maneira nunca antes vista na História da humanidade, está dentro da internet. E ela merece ser organizada, tratada e recuperada da melhor maneira possível. As bases estão aí para isso.
No entanto, ao longo da disciplina viu-se que a população brasileira acessa a informação, a internet e, consequentemente, as bases de dados de maneira muito pequena. Trata-se de uma consequência que é fruto da política governamental deficitária, corrupta e higienista, que é incapaz de fornecer bases estruturais adequadas para a população. Com uma educação precária, a população não é preparada para absorver o rico e vasto conteúdo informacional produzido no mundo atualmente. É importante também lembrar o papel do bibliotecário infoeducador no processo evolutivo do sistema educacional brasileiro. O profissional da informação deveria ser mais bem lembrado nas questões educacionais juntamente com um trabalho exemplar executado nas escolas brasileiras.