Postagem realizada em: 16/04/2007 às 21:24:44 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Celso Kenji Miyamoto
Seminário – Bases de dados numéricas (16.04.2007)
No seminário pudemos aprender as definições de bases de dados numéricas e suas aplicações. Foi apresentado o contexto atual dessas bases, além do sentido da coleta e utilização de dados numéricos num contexto histórico.
Foi importante definir que as bases de dados numéricas também são fontes de informação. Algumas bases têm a possibilidade de serem interativas, ou seja, ao analisá-las e compará-las, é importante verificar qual a relação entre os dados; disposição de tabelas; etc.
Para o pesquisador da Internet, percebi a necessidade de se explorar não só quais dados estão disponíveis na Internet, mas também o conteúdo dos sites. Lembrar que dentro do conceito de autoridade, é preciso verificar a idoneidade dos dados apresentados.
Sites apresentados:
- IBGE - http://www.ibge.gov.br/home/
Foi bastante interativa a experiência de navegar no site para conhecer um pouco sobre a disposição das informações no site, incluindo a disposição dos menus e suas possíveis funcionalidades.
- União Européia - http://europa.eu/
Atividades, instituições, documentos e estatísticas. Foi apresentada a parte de estatística (página em inglês): porcentagem da população que tem acesso à Internet nos diversos países. A diagramação do site é um pouco poluída, porém também é interativa.
- ONU - http://www.un.org/
Base de dados especializada de âmbito internacional. Os dados são fornecidos pelos próprios países membros.Site bastante abrangente, com informações institucionais. Pudemos verificar que existe uma comissão para coleta de dados. Foram apresentados o Millenium Development Goals Indicators e o site map. Descobriu-se que há vários “sites” dentro do site.
Foi interessante conhecer estes sites, particularmente o site do IBGE.