09/08/2010

Inicialmente, foi traçada uma linha temporal desde o início da humanidade, ilustrando a evolução das fontes de informação através dos tempos.Grande ênfase na Alta Idade Média, onde o trabalho dos monges copistas iniciou um movimento - mesmo que, no começo, tímido - de disseminação da informação escrita. Tal processo foi ganhando proporções cada vez maiores e acabou por "explodir" com a grande contribuição de Gutemberg: a invenção de um método de produção em massa de livros e documentos.

No período das grandes navegações a disseminação da informação expandiu-se ainda mais mundo afora, havendo o que pode se chamar de uma primeira globalização.

A partir do final do século XIX as mídias analógicas - como o microfilme e, mais tarde, o VHS - popularizaram-se por todo o mundo. A partir da década de 80 houve a digitalização da informação, um processo sem volta de verdadeira Globalização e disseminação de todo e qualquer tipo de informação. A cada dia que passa os meios digitais evoluem em formas cada vez mais eficientes.

Também foram abordados em aula questões como a portabilidade, acessibilidade e autenticidade das mídias veiculadoras de informação, com destaque para a comparação entre o papel e o digital.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.