Selo Anunnaki


2ª Aula

Inicialmente, houve uma reflexão sobre as diferentes fontes de informação: surgimento, florescimento, diferentes suportes, aumento da circulação e desenvolvimento do pensamento científico.
Durante séculos, o papel foi o principal suporte de informação. No XIX, surgiram outros suportes, mas foram os digitais que gradualmente alcançam a posição do papel por serem ao mesmo tempo suporte e meio de comunicação.
Então, foram ressaltadas características extrínsecas e intrínsecas desses suportes: o papel tem durabilidade de no mínimo 500 anos enquanto mídias digitais possuem um tempo de vida muito mais curto. Por outro lado, estas têm uma capacidade de armazenamento infinitamente maior. Discutiu-se ainda sobre a acessibilidade, a distribuição e os conceitos de original e de certificação, que devem ser aplicados com ressalvas aos acervos digitais. Confiabilidade pressupõe apoio institucional, nesse caso, o autor aparece em segundo plano.
No contexto atual, deve-se levar em contas as tipificações das fontes, que podem ser primárias, secundárias ou terciárias. Os buscadores são fontes de informação terciárias.
A aula em si proporcionou a reflexão sobre como o cenário atual derivou de um longo processo de valorização da informação e da consequente preocupação com sua distribuição.
A acessibilidade no mundo digital traz a sensação de que não há intermediação. Para poder exercer essa mediação semi-invisível, o profissional da informação deve receber uma preparação especial.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.