Recursos Informacionais I - 3ª aula

Discutimos em sala os processos de comunicação e como nós os tratamos. Entramos na questão de definição da comunicação para uma compreensão mais aprofundada dos seus meios, com sua contextualização histórica. Hoje refletimos os motivos do curso de biblioteconomia se encontrar numa escola de comunicações e artes: por se tratar de um curso que lida com a informação, e sendo esta algo extremamente importante nos dias atuais, tratamos também de sua disseminação e, consequentemente, de sua comunicação. Também refletimos acerca dos canais de informação, ou seja, a estrutura de Emissor--->Canal--->Receptor foi discutida a fim de verificar-se suas possibilidades. Há também que se verificar a importância dos documentos como fontes de informação e seus tipos, como a literatura branca (que trata de periódicos e livros, por exemplo) e a cinzenta (que trata de relatórios e teses, por exemplo). As tipologias das fontes informação também foram tratadas, se caracterizando como primárias, secundárias e terciárias.

Podemos citar como exemplos de fonte secundária de informação análises, sínteses e interpretações das fontes primárias de informação, como resenhas, por exemplo. As fontes terciárias podem ser exemplificadas através de listas de leituras e artigos sobre pesquisas, e podemos citar também manuais de instruções, que apresentam análises acerca do produto, mas que também oferecem uma visão resumida do que se tem disponível em matéria de informação sobre o produto.

Os canais informais de comunicação se caracterizam por haver a possibilidade da comunicação mais pessoal, como a "face to face" e a privada, abrindo a possibilidade maior entre o emissor e o receptor. Os canais formais se caracterizam pela massificação da comunicação, havendo a possibilidade de haver um ou mais emissores, contudo, é sempre tratado como uma comunicação de massa.

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