Postagem realizada em: 16/08/2010 às 11:23:14 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Danilo Angeloni
Orientação bibliográfica - 3ª aula
Inicialmente discutimos acerca das atividades da última aula da formulação de uma hipótese e formulação de perguntas a respeito do tema. Talvez a parte que mais pecou-se foi em cima do recorte do tema, o que acabou ficando um tanto confuso. Analisamos as possíveis fontes a serem consultadas para uma hipótese. Novamente o recorte do trabalho, a delimitação do tema foi trazido à tona, pois este é importante para saber a quais fontes podemos recorrer no caso de uma pesquisa. A delimitação do tema pode ser efetivada através do recorte do assunto e de sua geografia. Trabalhamos os conceitos de dados, informação e conhecimento, o que podem fornecer subsídios para o conhecimento do tema e propiciar uma pesquisa eficaz e específica.
A fim de estabelecer um recorte mais adequado, reduzimos o campo de pesquisa para as bibliotecas localizadas na cidade de São Paulo (aonde foram feitas as observações para a elaboração do tema) e uma pesquisa bibliográfica inicial foi feita, encontrando os seguintes resultados:
MIRANDA, Antonio. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 6, n. 1, jan./jun. 1978, p. 69-75. --> para que haja a compreensão dos objetivos da biblioteca pública no Brasil, e assim, compreender onde ela se encaixa na nossa sociedade e se esse espaço pode ser suprido pelas livrarias.
SAVELI, Esméria de Lourdes; BENASSI, Vera Lucia Mazur. Biblioteca: Espaço ausente nas escolas. --> a formação de novos leitores pode se estabelecer pela biblioteca escolar, o que pode demonstrar aos novos leitores a importância da biblioteca em suas formações.
LIMA, Ademir Benedito Alves de. Estudos de usuários de bibliotecas: aproximação crítica. Ciência da Informação, Vol. 21, No 3. 1992. --> saberemos o que falar sobre as bibliotecas se entendermos sobre seu usuário, que é o que este estudo visa fazer.