Das etapas para o conhecimento


Orientação à Pesquisa Bibliográfica
3ª aula – 16/08/2010
Nesta aula foi levantado o que seriam dados, informações e conhecimento? Dados são elementos aleatórios, dotados de pouca significação em si mesmo. Informação seria um dado mais elaborado, com maior significância. Já o conhecimento seria a apropriação da informação, ou seja, sua completa significação e interiorização pelo indivíduo.
Pensando ainda na melhor elaboração de uma pesquisa, discutiu-se os pontos fracos das hipóteses levantadas e dos questionários da aula anterior. Também foi proposto que levantássemos onde procuraríamos informações para iniciar a pesquisa ou mesmo aclará-la.
Para ter um conhecimento introdutório, procuraria em enciclopédias ou coleções. Já para ver questões mais específicas, procuraria por títulos específicos e artigos de revistas, que trazem informações de maneira mais rápida. Sendo assim, uma provável bibliografia inicial seria composta por:
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília : Briquet de Lemos, 2008. 451 p.
WELLAUSEN, ARARÉ. Consumismo. Porto Alegre: Tchäe, 1988. 367 p.
ALMEIDA, MARIA CHRISTINA BARBOSA DE. Bibliotecas públicas, educadores e formação de leitores. São Paulo, 2008.
CALIL, Carlos Augusto. Bibliotecas para quem? São Paulo, 2008

© 2017 - 2025 by NeoCyber.