Postagem realizada em: 23/04/2007 às 12:13:29 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Kelly Kazue Shinoda
Dia de discussão de atividades e seminário
Bem, hoje discutimos as atividades externas sobre os buscadores na primeira parte da aula (devido a paralização dos transportes públicos ter atrapalhado a chegada da maioria dos alunos na faculdade).
Foi interessante no sentido de identificarmos falhas não só nos buscadores, mas também na forma como buscamos as informações. Às vezes ignoramos formas mais simples ou eficazes de buscar essas informações. Pensando de forma bem crítica quanto ao meu trabalho, acho que poderia ter feito algo bem melhor. O exercício foi bem trabalhoso (eu estava tentando , de início, descrever a forma como estava fazendo toda as buscas e depois me desesperei por notar que não havia como eu fazer isso sem o ele ficar excessivamente extenso). Depois quando estava na metade do exercício, acabei notando que a primeira parte estava incompleta e boa parte das buscas deveriam ser refeitas. Depois disso, desisti e acabei simplesmente colocando os resultados e minha opinião geral sobre o exercício. Vendo o trabalho dos colegas percebi que poderia ter feito mais, mas acho que os problemas que eu tive acabaram me deixando desanimada para fazer as tabelas... Acho que fugi do assunto...
Retomando
Também houve a apresentação de outro seminário, desta vez sobre bases de dados.
É interessante notar como é grande o número de bases de dados e que, infelizmente, não temos acesso a maioria delas. Muitas delas exigem pagamento (afinal, pesquisas são caras e informações dão lucro) ou pelo menos cadastro (de instituições, mas não de indivíduos). As bases de dados são fontes de informação confiáveis (ou pelo menos teoricamente deveriam), pois possuem a responsabilidade de disponibilizar informações relevantes e corretas pois sobrevivem do acesso de seu público a elas. Quando eu digo "seu público" quero dizer que possuem um público específico porque em geral elas abarcam áreas do conhecimento (não costumam ser tão gerais).