Postagem realizada em: 23/04/2007 às 21:41:09 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Sandra Carvalho Mancini
aula 23 de abril de 2007 - SEMINÁRIO: BASE DE DADOS DE TEXTOS COMPLETOS.
O grupo tentou passar um histórico do assunto, mostrar definiçoes de base de dados, dizendo que base de dados trabalha com números e letras, bibliografias, textos, tudo no computador. São informações de pesquisa e sua importância cresce cada vez mais, uma biblioteca eletrônica consultada instantaneamente para reuperar e usar a informação.
Existe alguns tipos de bases de daos: diretórios, documentais e com caráter numérico.
Bases de dados de textos completos são constituídas por documentos em formato eletrônico. Algumas passagens históricas relevantes são a criação da Medline em 1966 (um importante diretório na área de Medicina e Biomedicina) e em 1982-3, com os primeiros artigos eletrônicos e textos completos existentes.
Revistas eletrônicas são publicações períodicas de âmbito acadêmico divulgados na Internet. Pode ter acesso restrito ou aberto.
Alguns exemplos de diretórios (els que dão acesso as revistas escolhidas) apresentados pelo grupo, o mais relevante que eu achei- considerando a questão brasileira-, foi a Scielo (possui acesso aberto - os textos das revistas estão disponíveis para a consulta e, as revistas inclusas no portal possuem formato impresso e bem conceituado. A Scielo possui uma grande importância na divulgação de trabalhos científicos brasileiros) .
Análise do grupo: Como não estou aqui para dar nota ou julgar o grupo, só posso falar do meu entendimento durante o seminário. Achei que o grupo foi meio vago. Apesar da dificuldade deles estarem em dupla, acho que alguns temas podiam ser melhores abordados. Algumas coisas ficaram mal explicadas, pelo menos eu achei meio confuso e não muito atrativo.