"Só tem o café com leite, faltou o pão com manteiga" (a foto tá sobrando, eu sei!)
Postagem realizada em: 21/09/2010 às 10:56:08 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Analuci da Conceicao Goes
Aula de 20/09/2010 - Recursos Informacionais I
Hoje foi dia de seminário!!! Sucesso!
O tema abordado foi "Dicionários". O grupo trouxe materil para exemplificar a discussão, trazendo dicionários muito além do que estamos acostumadas a pensar quando o tema é dicionário: trouxeram dicionários de símbolos, de história, de economia...
O surgimento de dicionários data de 2600 a. C., que tinham caráter de memória, conservando e registrando a língua, mais usados para apresentar os significados dos símbolos e deuses.
Os dicionários tal qual conhecemos hoje só surgiram no Renascimento, quando o latim e o grego começaram a rarear, tornando a leitura da Bíblia mais difícil, daí a necessidade dos dicionários bilíngues.
Muitos dicionários por serem amplamente utilizados, se tornando famosos, passam a ser conhecidos pelo nome do autor que o fez, tal qual o "Aurélio", o "Calepino"...
Datam do século XVIII os primeiros dicionários de sucesso em língua portuguesa, mas editados em Portugal, alguns continham expressões do português do Brasil.
Os dicionários atuais são em grande variedade de tipos (gerais da língua, etimológicos, sinônimo/antônimo, analógico, temático, de abreviatura, plurilíngues) e podem trazer em seus verbetes não só a descrição por palavras, mas com ilustrações, mapas, gráficos, significados de abreviaturas, etc.
Obs.: Não vou fazer post de Orientação porque foi... Seminário do meu grupo!