Postagem realizada em: 23/04/2007 às 21:41:27 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Celso Kenji Miyamoto
Seminário – Bases de dados de textos completos (23.04.2007)
No seminário, foi apresentada a definição de bases de dados de textos completos. Depois, o Luís apresentou a História dos periódicos científicos e eletrônicos. Foi interessante notar que as primeiras bases foram na área de Medicina. Em 1992, surgiu a primeira base de dados totalmente eletrônica.
Basicamente, há 2 tipos de bases de textos completos: Revistas eletrônicas e depósitos de artigos em texto completo.
Em seguida, foram apresentados alguns diretórios de revistas eletrônicas, como o Latindex, DOAJ e Redalyc. Por meio do site do Sibi, o grupo acessou o site http://heinonline.org/front/front-index, uma base de dados para pesquisa jurídica que contém textos completos de jurisprudência e publicações de direito anglo-saxão.
Na apresentação sobre o site SciELO, em http://www.scielo.br/, soubemos que se trata de uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Vimos também alguns exemplos de busca.
Depois, foram mostrados alguns sites de Editores e Distribuidores. Além de portais de grandes editoras, o grupo fez uma explicação mais detalhada sobre a Elsevier, a maior base de dados de textos completos do mundo. Vimos algumas formas de busca no site principal: http://www.elsevier.com
Achei interessante a busca na base SCOPUS. Pode-se detalhar bastante fazendo-se com que os resultados sejam bem precisos.