Postagem realizada em: 23/04/2007 às 22:07:19 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Luiz Felipe Rodrigues Merenciano

Aula de 23.04.07 - Seminário - Bases de Dados - Textos Completos
Os colegas na aula de hoje falaram sobre Bases de Dados de Textos Completos.
Primeiramente foi dado um contextos sobre a tipologia dos Textos Eletrônicos, que podem ser de três tipos:
- Bases de dados com informaçao de caráter numérico;
- Diretórios;
- Bases de Dados Documentais, de Textos Completos e Arquivos Eletrônicos.
Posteriomente foi dada uma definição sobre as Bases de Dados de Textos Completos e as suas tipificações. Foi dito que: as Bases de Dados de Textos completos são aquelas que estão constituidas pelos proprios documentos em formato eletrônico com conteudo completo. Possuem, na sua maioria, campos que facilitam a sua recuperação. Existem varios tipos de Bases de Dados de Textos Completos:
* Revistas Eletrônicas - que são publicações periodicas de conteudos científico e acadêmico, disponíveis na internet com artigos em texto completo, resumos ou sumários de conteudo.
* Depositos de Artigos em Textos Completos - coleções de trabalhos de um mesmo autor disponíveis na internet, mas que não estão sujeitos a periodicidade.
* Pré -Prints - Repositórios que contem documentos eletronicos sujeitos a critica de outros pesquisadores.
* Enciclopédias Eletrônicas - que disponibilizam o conteudo de grandes enciclopedias conhecidas.
Os colegas depois apresentaram-nos algumas Bases de Dados, entre elas: SIBI Net, SCIELO, Elsevier, entre outros. Gostaria de citar a que foi mais relevante de todas o da Elsevier.
ELSEVIER - Trata-se da maior base de dados de texto completos do mundo. Ela oferece varios serviços entre eles o 'Elsevier Science' que oferece acesso a cerca de 1100 revistas eletronicas de 16 disciplinas diferentes; A Science Direct, que é a maior base científica do mundo que contem mais de ¼ de toda a informação sobre ciencia, tecnologia e medicina; a Base Scopus que possui 27 milhões de resumos e citações que indexa mais de 14 mil titulos de 4400 editoras diversas e que tem um consorcio com o CRUESP. Também foi falado do Scirus, que é uma ferramenta de busca científica que contém em sua base paginas de cunho científico e acadêmico, possuindo mais de 167 milhões de páginas indexadas.
O trabalho foi muito interessante, agregou conhecimentos relevantes e abriu-nos possibilidades para acrescentar conhecimentos importantes na área que estamos estudando. Acredito, porém, que o conteúdo era bastante pesado e poderia ter sido dividido em duas aulas.
Gostaria, apesar disto, de parabenizar o grupo pelo excelente trabalho que muito acresceu de informações relevantes e principalmente pela vasta pesquisa q pode levar-nos também a agregar cada vez mais novos conhecimentos.
Créditos da Figura: 'O Livro sem fim', Carl Spitzweg, 1850.
A figura alude à infinidade de informações de uma biblioteca e das bases de dados de textos completos...