25 de outubro
 
Seminário do grupo “BiblioBFMR” sobre Controle Bibliográfico e Bibliografias.
 
O grupo iniciou apresentação pela história do Controle BibliográfIco Universal, mostrando que o aumento da publicação de livros incentivou a criação de meios mais eficientes para a  organização de bibliografias. Citou a importância de Paul Otlet e Henri La Fontaine e posteriormente a influência dos periódicos científicos, da Unesco e da IFLA.
 
No Brasil, diversas organizações atuam como uma Agência Bibliográfica Nacional – proposta da Unesco – entre elas a Fundação Biblioteca Nacional, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL)
 
Apresentou ainda as principais funções da BN relacionadas ao controle bibliográfico e as finalidades da lei Depósito Legal, tanto na França e Bulgária quanto no Brasil, incluindo os tipos de publicações abrangidas atualmente aqui.
 
Sobre bibliografias, também aborda alguns aspectos históricos, desde a Biblioteca de Alexandria, passando por Frank Campbell, Charles-Victor Langlois, entre outros. Apresenta as principais definições de bibliografia nacional, enfatizando a concepção da Unesco como aquilo que “ganhará mais importância histórica e arquivística ao longo tempo”.
 
O grupo finalizou constatando que “falta planejamento e cooperação” na manutenção do Boletim Bibliográfico da Biblioteca Nacional e no controle bibliográfico em geral do Brasil.

© 2017 - 2025 by NeoCyber.