Postagem realizada em: 08/11/2010 às 15:02:56 - Última atualização em: 30/11/-0001 às 00:00:00
Autor: Fernanda Mercedes Morales Diaz
08/11/2010 - Recursos Informacionais I
Hoje é dia de seminário!!!!
Tema: Literatura Cinzenta: Teses, Eventos e Relatórios.
A chamada “Literatura Cinzenta” é denominada para caracterizar os documentos de editoração não-comercial e, portanto, de distribuição restrita. Os editores das publicações são os próprios organizadores – instituições acadêmicas, de pesquisa, de governo.
Caracteristicas:
- Está fora do mercado editorial;
- Possui caráter provisório ou preliminar;
- Gera número limitado de cópias;
- Não são objetos do depósito legal.
A Literatura cinzenta apresenta dificuldades no que diz respeito à localização e ao acesso. Entretanto, usuários, distribuidores e produtores, têm unido esforços para que as referidas dificuldades sejam superadas.
Teses e dissertações
A tese é um trabalho do meio acadêmico/científico que gira em torno de um único tema, além de necessitar de pesquisa própria à área acadêmica científica em questão. Já uma dissertação é a exposição dos resultados obtidos através de uma pesquisa e de uma reflexão sobre um tema também único e bem delineado. A maior diferença entre uma tese e uma dissertação é que a primeira deve ser original. Esses materiais são considerados literatura cinzenta na medida em que não possuem um esquema de publicação comercial e “formal” como os livros convencionais. Apenas algumas poucas teses são posteriormente publicadas como livros, mas a publicação como artigos de periódicos já é bastante comum, e ajuda a melhorar a divulgação desse tipo de material. É importante ressaltar que durante este processo da geração de um artigo de periódico através de uma tese, o conteúdo desta última é compactado, o que às vezes pode ser prejudicial. Ultimamente, as teses e dissertações possuem distintos suportes: impressos e eletrônicos, sendo assim, é possível afirmar que a distribuição destes materiais já não são mais tão circunscrita a um mesmo local. A proliferação das bases de dados públicas fornece acesso a este tipo dematerial de forma mais “fácil” e simples.
Tipos de fontes para a identificação de teses e dissertações:
1. Listas Impressas
2. Bases de Dados
3. Índices / Abstracts
4. Serviços Específicos para Divulgação deTeses
5. Resumos em Periódicos Especializados
Eventos
São encontros que acontecem, em determinada área científica, e que permitem troca de informações, atualização, podendo ocorrer de maneira formal, ou seja, na apresentação de trabalhos, mesas-redondas, palestras, conferências; e também informal, ou seja, na comunicação pessoal, ao conhecer pessoas, trocar informação.
Relatórios
Relatórios técnicos são documentos que descrevem os resultados ou o andamento de pesquisas para serem submetidos à instituição financiadora ou àquela para a qual o trabalho foi feito. No Brasil uma fonte específica para divulgação ou controle de relatórios técnicos, pois resultados de pesquisa são comumente divulgados por periódicos.
- Autoria coletiva;
- Poucas cópias publicadas;
- São apresentados na forma de fotocópia muitas vezes não encadernada;
- Linguagem livre e sem restrições de redação, o que facilita o processo de elaboração do comento;
- Rápida desatualização, uma vez que em decorrência da dinâmica da produção científica, o relatório rapidamente torna-se obsoleto.