Recursos Informacionais:

Fontes Estatísticas

Nesta aula discutiu-se a respeito da importância que as fontes estatísticas representam na realização de estudos e projetos das mais diversas áreas, uma vez que por meio desses dados são norteadas políticas de Estado como saúde, educação e estratégia, bem como para instituições privadas para as quais o aspecto quantitativo é de imprescindível valor.
Foram apresentados materias como tabelas e gráficos e abordou-se o escopo abrangido pelos levantamentos. Para citar alguns exemplos: índices sobre mortalidade infantil, dados populacionais, dados bibliométricos referentes às diversas bibliotecas da Universidade de São Paulo etc.
Abordou-se também a produção das instituições que elaboram tabelas, gráficos e sinopses, tais como o IBGE, o Ministérios da Saúde, o Ministério da Educação etc.
Foi traçado um breve histórico sobre o emprego dos dados numéricos através da história, sobretudo no que diz respeito à elaboração do censo, da Antigüidade Clássica à atualidade.
A seguir, discutiu-se a respeito do Almanaque, tipo de obra de referência nas quais o emprego de fontes estatísticas é algo muito recorrente, servindo como recurso que visa dar suporte argumentativo às generalidades publicadas.
Na parte final do seminário, falou-se a respeito das fontes de dados geográficos, como os diversos tipos de mapas, os atlas, os globos,plantas etc.Discorreu-se também sobre a responsabilidade da produração desses materiais (agências, ministérios etc).


© 2017 - 2025 by NeoCyber.